Ao longo do mês de outubro, as unidades de saúde vão realizar diversas atividades abordando os dois temas
Nesta terça-feira (4) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou as campanhas Outubro Rosa e Verde, voltadas para a prevenção e combate ao câncer de mama e prevenção à sífilis congênita em Feira de Santana. O encontro reuniu profissionais e estudantes da área.
Ao longo do mês de outubro, as unidades de saúde vão realizar diversas atividades abordando os dois temas, além de intensificar a oferta de guias de solicitação para mamografias, ultrassom mamária e testagens para diagnóstico das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis, HIV e Hepatites B e C.
A presidente do Comitê Municipal de Investigação de Transmissão Vertical da Sífilis e HIV, Érica Lima, considera que o momento é de sensibilização e alerta para os dois agravos, “além de tomada de algumas decisões. Esse encontro foi direcionado às referências das unidades básicas de saúde, pessoas que fazem essa primeira assistência”.
Durante o evento, os profissionais foram alertados para a realização do exame que detecta Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o pré-natal. “A gestante precisa fazer o teste rápido. A sífilis é uma doença que possui transmissão vertical [transmitida durante o parto], o que pode levar à morte de bebês”, orientou o enfermeiro do Centro Municipal de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS, Valterney de Oliveira.
De acordo com o médico mastologista, Flávio Amorim, o diagnóstico precoce do câncer de mama pode salvar vidas. No Brasil, a expectativa é de cerca de 170 mil novos casos para este ano.
“É uma doença que mata muita gente. Quando o diagnóstico é feito no início, a chance de cura do paciente aumenta e é possível reduzir os riscos de morte”, enfatiza.