Durante evento realizado na manhã desta sexta-feira (24), a Neoenergia Coelba apresentou o seu plano de investimentos para o município de Feira de Santana e Centro Norte da Bahia. A empresa pretende investir 1,7 bilhão de reais em obras de melhoria e expansão da rede até 2027.
A apresentação dos investimentos ocorreu na sede da concessionária, e contou com a presença do prefeito Colbert Martins Filho, do secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, convidados especiais, imprensa, acompanhados dos gestores e funcionários da empresa.
O evento teve como objetivo comunicar o plano de investimento da Coelba para a região de Feira, visando garantir o pleno fornecimento de energia e o desenvolvimento do estado nos próximos anos.
Segundo o superintendente da companhia, Jean Viana, parte do investimento será para combater fraudes e furtos de energia que causam sobrecarga no sistema elétrico.
“O objetivo deste evento é comunicar a toda a sociedade o plano de investimento que Coelba tem para Feira de Santana. Parte desse investimento será através de novas tecnologias, melhorias nas redes para dificultar a prática criminosa de furto de energia, pois isso provoca um problema no sistema elétrico, uma sobrecarga. O nosso plano de investimento contempla uma mudança na nossa estrutura de atendimento. A gente tem hoje uma área exclusiva de atendimento de obras, todo dia nós implantamos um poste e ligamos um cliente, mas queremos aprimorar isso com o uso de tecnologias e mão de obra especializada. Além disso, vamos investir também na ampliação da subestação da cidade com novos alimentadores e equipamentos modernos”, explica o superintendente de Operações da Coelba, Jean Viana.
O investimento anunciado pela Coelba vai contribuir para o crescimento da infraestrutura elétrica em Feira de Santana, atendendo à expansão imobiliária e de novas empresas, principalmente no bairro SIM. Para este ano está prevista a conclusão da ampliação da subestação localizada no bairro Santa Mônica, que dobrará a potência disponível e permitirá suprir a demanda dos novos empreendimentos que se estabelecem na região.
“Hoje a gente tem em Feira um sistema bastante robusto. Com a ampliação do setor imobiliário, que a gente vê de forma constante acontecer, principalmente ali na região do SIM, é onde está concentrada a maior parte dos nossos investimentos. Esse ano está prevista a entrega da ampliação da nossa subestação que vai dobrar a potência para conseguir atender toda essa expectativa de crescimento de novos condomínios, novas empresas que se estabelecem na região, garantindo qualidade e melhoria do fornecimento de energia elétrica para a cidade”, disse o superintendente de Operações da Coelba, Jean Viana.
Durante o evento, o secretário Denilton Brito propôs que a Coelba ajude o município na questão da poda de árvores para garantir mais segurança na rede elétrica, observando que Feira é uma cidade bastante arborizada.
“Um ponto também que me chamou a atenção é a questão da parte de cuidado com a cidade. Como Feira é uma cidade que tem bastante árvores, vamos dizer assim, é arborizada, embora não concentrada, a Coelba pode nos ajudar muito nessa questão. A poda regular melhora a segurança da rede elétrica, embeleza a cidade, assim a gente faz um trabalho muito significativo nessa parceria entre a Prefeitura e Coelba”, destaca o secretário.