Gestores escolares foram orientados quanto a adoção de medidas em situação de abuso sexual, agressões e violações de direitos que envolvam estudantes da rede municipal durante o Seminário de Combate à Violência realizado nesta segunda-feira (10).
O evento promovido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação ocorreu no Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva e reuniu representantes do Ministério Público, Polícia Civil, Guarda Municipal e mais de 100 diretores e coordenadores de unidades escolares.
“Propor este momento é uma das estratégias da Secretaria para combater os casos de violência que envolvem estudantes da rede dentro e fora do ambiente escolar, fortalecendo a escola enquanto ambiente acolhedor e seguro. Ter a presença dos órgãos de segurança orientando quanto às medidas adotadas, como proceder e a que devemos estar atentos qualifica ainda mais esse trabalho”, explica a secretária de Educação, Anaci Paim.
Durante a participação, o delegado Fábio Feitosa, da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) destacou a importância do encaminhamento de atos infracionais praticados por estudantes. “É fundamental que os gestores escolares façam o registro dessas condutas que ocorram na escola para que a delegacia conduza o procedimento até o juizado da infância e juventude”, ressalta.
A atuação da Guarda Municipal também reforça as medidas de prevenção e segurança nas unidades escolares através da Ronda Escolar. Desde o início do ano letivo, 124 visitas já foram realizadas pela Guarda nas escolas da sede e da zona rural.
“Nós temos uma viatura específica para isso que trabalha 24 horas e fazemos uma programação para que eles possam visitar o maior número de escolas possíveis tanto dentro da cidade como nos distritos. Há também as situações de emergência que nos deslocamos de imediato para atender a demanda”, pontua o comandante da Guarda Municipal, Itamar Soares.
ENTREGA DO KIT ESCOLAR PARA ESTUDANTES COM BAIXA VISÃO
Ainda na manhã desta segunda-feira (10), a Secretaria realizou a entrega simbólica do kit escolar para estudantes com baixa visão. O material adaptado é uma novidade para o ano letivo de 2024 e atende às necessidades específicas da visão residual dos estudantes que apresentam dificuldades para ler ou escrever através dos recursos didáticos convencionais.
O kit conta com caderno para escrita com pauta ampliada, caixa de lápis de cor triangular jumbo, contendo 12 unidade de cores diferentes, jogo canetas hidrocor escolar jumbo com 12 unidades, caixa de giz de cera escolar jumbo, dois Lápis pretos 5B, dois Lápis pretos 6B, duas Borrachas escolar verde e duas canetas esferográficas azuis ponta grossa.