Após passar por uma ampla reforma, foi inaugurada e entregue para a comunidade do distrito de Jaíba na manhã desta quarta-feira (31), a Escola Municipal Sônia Vieira Ramos Lima. A escola localizada na Fazenda Tapera, zona rural do distrito, atende 49 crianças.
Estiveram presentes na inauguração da unidade escolar, o prefeito Colbert Martins Filho, acompanhado da secretária de Educação, Anaci Paim, de demais secretários do governo, da comunidade e da imprensa.
Antes da reforma, a escola contava apenas com 2 salas, e agora a estrutura mais que dobrou em relação ao espaço anterior, com novos ambientes para refeições, sanitários e administração, levando educação de qualidade para a população rural, assim como nas escolas urbanas. Os estudantes matriculados na unidade escolar receberam kits com fardamento, material escolar e chromebooks.
Durante o período em que a escola esteve fechada para reforma, os estudantes foram acolhidos pela Escola Municipal Maria Amália Daltro Coelho, também localizada na zona rural.
De acordo com o prefeito Colbert Martins Filho, foram investidos mais de R$ 600 mil reais na reforma da Escola Municipal Sonia Vieira Ramos Lima. Colbert destaca que a escola tem a mesma qualidade das escolas da sede, com computadores, excelente cozinha para a merenda e estrutura adequada para receber crianças especiais.
O objetivo, segundo Colbert Filho, é investir no conhecimento das crianças para que, no futuro, elas estejam preparadas para ingressar no mercado de trabalho.
“Mais de 650 mil reais foram investidos na reforma e ampliação desta escola, que tem a mesma qualidade de uma escola da zona urbana. Tem computador, tem uma cozinha com qualidade para a merenda das crianças, uma estrutura muito boa para crianças especiais. Atualmente nós temos 49 crianças matriculadas, cabe mais 80, então temos a capacidade de receber 120 crianças no total. O nosso grande investimento aqui é no conhecimento. Portanto, temos que preparar essas crianças para serem advogados, médicos, administradores, contadores, engenheiros, o que quiserem ser”, destaca.
Segundo a secretária de Educação, Anaci Paim, a escola localizada na zona rural facilita o acesso dos alunos que moram nas proximidades, evitando longos deslocamentos. Atualmente atende alunos do maternal ao 5° ano, divididos em 2 turnos, e em 4 salas de aula. A gestão da escola é independente.
“A existência dessa escola aqui na zona rural leva a oportunidade de educação próximo da residência, evitando grandes deslocamentos e não comprometendo a segurança das crianças. Aqui no distrito de Jaíba nós temos quase 3 mil matrículas efetivadas, compreendendo todas as unidades localizadas aqui na região. Essa escola conta com gestão independente para viabilizar o desenvolvimento de suas ações. Quanto à estrutura, mais do que dobrou, porque só em número de salas nós duplicamos, podendo atender crianças de 3, 4, 5 anos, do primeiro ao quinto ano. Nós temos demanda de todas essas etapas porque a comunidade está localizada bem próxima da escola”, pontua a secretária.
O nome da escola é uma homenagem à professora Sônia Vieira Brito Ramos Lima, que nasceu em Feira de Santana no dia 22 de junho de 1939, e se formou em História Natural na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante a sua trajetória profissional, Sônia atuou como diretora do Colégio Municipal Joselito Amorim, e, na década de 70, foi nomeada secretária extraordinária do governo de Colbert Martins da Silva, pai do atual prefeito.