Após quatro anos de espera, os feirenses puderam finalmente matar a saudade do maior evento agropecuário da região. Neste domingo (1º), o prefeito Colbert Martins Filho abriu oficialmente a 45ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2024), que segue até o dia 8 de setembro, no Parque de Exposição João Martins da Silva.
Durante a cerimônia, foi inaugurado um monumento em homenagem aos pioneiros do parque, incluindo João Martins da Silva, Vicente Quezado Leite, Joselito Falcão de Amorim, Gil Marques Porto, João Martins da Silva Júnior, e Coriolano Carvalho de Pacheco (Cori Neto).
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, destacou a importância da Expofeira como um momento de capacitação e demonstração da excelência da genética agropecuária do estado. “É uma oportunidade única de promover a integração entre o urbano e o rural, reconhecendo a importância do setor na geração de emprego, renda e na promoção da paz mundial, já que o agronegócio brasileiro alimenta mais de 1,2 bilhão de pessoas ao redor do mundo”, afirmou.
O secretário municipal de Agricultura, Alexandre Monteiro, ressaltou a importância dos homenageados para a história da cidade: “São homens que fizeram parte da história de doação e amor por nossa cidade, pavimentando com louvor o caminho para chegarmos até aqui. Este parque é o resultado do sonho de homens apaixonados por Feira de Santana e pela produção”.
Monteiro também agradeceu ao prefeito pela confiança em liderar a reforma do parque: “Agradeço ao prefeito Colbert Martins da Silva Filho pela oportunidade de, há pouco mais de oito meses, confiar a mim a árdua, mas extremamente gratificante missão de reformar este importante equipamento para Feira de Santana e região, resgatando a credibilidade da tradicional Expofeira, fundamental para o agronegócio da Bahia e do Brasil”.
Na ocasião, o secretário e o prefeito entregaram uma placa de homenagem a João Martins da Silva Júnior, presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em reconhecimento à sua contribuição para o setor agropecuário em Feira de Santana.
João Martins da Silva Júnior, filho do patrono do parque, destacou que o SENAR trouxe para a Expofeira o maior estande já montado em uma feira agropecuária no Brasil. “Quero convidar a todos para conhecerem o nosso estande, o maior já feito em uma feira agropecuária no Brasil. Essa é a demonstração do nosso apoio à recuperação do parque e à exposição de Feira de Santana, que é prestigiada pelo seu povo”, afirmou.
O prefeito Colbert Martins Filho também ressaltou a importância da construção do Centro de Excelência do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) para o fortalecimento do setor agropecuário da região: “O que o SENAR está fazendo em Feira de Santana é um grande investimento em homens e mulheres que vão se preparar e se qualificar”.