Em meio aos incêndios florestais que atingem o Brasil, quase 50 já animais foram resgatados no Tocantins. Entre os bichinhos estão aves e répteis e o trabalho é realizado por brigadistas e populares.
Uma cena super emblemática deste trabalho viralizou nas redes. Nas imagens, brigadistas dão água para um veado que estava fugindo das chamas, na Ilha do Bananal. Todos os bichinhos estão sendo encaminhados e atendidos no Centro de Fauna do Tocantins (CEFAU).
Segundo dados oficiais, entre o dia 1° de agosto até 10 de setembro, 49 animais silvestres foram resgatados. O número pode ser ainda maior, porque alguns foram resgatados por populares e atendidos em clínicas particulares.
Em meio à fumaça
A maioria dos resgates se dá em meio à fumaça. Tentando fugir do fogo, os bichinhos ficam desnorteados e não conseguem sair.
Nesse momento, os heróis brigadistas entram em ação e, além de controlar o fogo, resgatam os animais!
No total, foram 36 aves e 13 répteis. A maioria deles não teve queimaduras, mas são vítimas diretas dos incêndios, principalmente pela inalação de fumaça.
Resgate de veado
Outra cena que comoveu internautas foi a dos profissionais dando água para um veado que escapou dos incêndios florestais na região. O vídeo foi compartilhado nas redes sociais.
“A gente acabou de resgatar um veado que estava no fogo. Em meio a fumaça, a gente conseguiu tirar ele e vamos dar uma área mais segura”, disse um dos brigadistas.
O bichinho estava com muita sede e aceitou a água oferecida. Ele parecia saber que os brigadistas estavam ali para salvá-lo!
Arriscam a própria vida
Assim como o fogo não para, os brigadistas também não. Junto com populares, eles trabalham 24 horas por dia para salvar a natureza.
Os profissionais arriscam a própria vida para salvar os animais e controlar os incêndios.
As operações são complicadas e os brigadistas precisam trabalhar nos cenários mais adversos possíveis.
E esses heróis sem capa não desistem, felizmente.
Ações continuam
O Governo do Tocantins montou uma verdadeira força tarefa para controlar as queimadas no Estado.
A Polícia Militar atua em parceria com outros órgãos para intensificar o combate às queimadas.
Desde o início dos incêndios, o governo autorizou a contratação de mais de 500 brigadistas.
Além disso, mais de 100 militares do Exército foram enviados para Palmas e na Ilha do Bananal, locais críticos das queimadas.
Fonte Só Notícia Boa