O cabo da Polícia Militar Luciano Santana foi selecionado para atuar nas forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele é um dos seis brasileiros a participar do estágio promovido pelo Exército Brasileiro para colaborar com o ente internacional.
Membro da corporação militar há 16 anos, Luciano integra o 8ª Batalhão, de Porto Seguro, no extremo sul baiano. Ele fala três línguas, o que incrementou o currículo, e destaca que é um conhecedor de diversas culturas.
“Eu falo inglês bem e o francês ‘no básico’. Eu estou aprendendo francês aqui [no programa do Exército]. Viajo bastante para outros países”, comentou o agente, que já conheceu países como Israel, Palestina, Austrália, Cuba e Etiópia.
O estágio do Exército dura 10 semanas e é dividido em três etapas. A primeira foi realizada à distância. A segunda, atual fase do programa, ocorre presencialmente no Rio de Janeiro. Nesse momento, os participantes aperfeiçoam habilidades na língua inglesa.
Em seguida, também presencialmente, Luciano e os demais agentes terão um mês para desenvolver exercícios práticos. Após esse processo, o cabo estará habilitado a participar de missões. Para ele, será uma grande troca de experiências.
“Pelo que tem sido mostrado até agora, os policiais que vão servir na ONU vão exercer a mesma função lá fora. Eles trabalham junto com as forças policiais locais, atendem ocorrências, então eu incorporo em uma viatura de lá e troco conhecimentos com policiais”, detalhou.
Por enquanto, ele ainda não tem missão definida, portanto, não sabe quando vai representar o Brasil no exterior. Para a corporação, porém, a trajetória de Luciano já é suficiente para encher a equipe de orgulho.
Fonte G1 Bahia