A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) realiza o 9º Congresso Internacional, no Senai Cimatec, no bairro de Piatã, em Salvador. O evento acontece na quarta (30) e quinta-feira (31),
Organizado anualmente pela Abit desde 2016, a iniciativa reúne empresários de toda a cadeia produtiva, executivos, pesquisadores, especialistas, autoridades, além de formadores de opinião do Brasil e do mundo.
Com o tema “Conexões Brasil – Mundo: Caminhos Estratégicos para Competitividade”, o congresso discutirá o posicionamento estratégico da indústria têxtil e de confecção brasileira no mercado global.
Serão tratadas tanto questões já abordadas em edições anteriores, quanto novos temas que surgiram no mundo e que impactam todo o ecossistema da moda. Além disso, serão apresentados dados de um estudo inédito realizado pelo Observatório da Indústria FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), com apoio do IEMI – Inteligência de Mercado do Senai Cimatec, apresentando informações relevantes do segmento na esfera estadual.
De acordo com a organização do congresso, serão analisados fatores históricos que explicam por quais razões o Brasil ocupa posição que poderia ser mais significativa no mercado global, considerando o porte da indústria nacional, além de barreiras enfrentadas para aumentar sua competitividade.
Dentro da programação, também serão exploradas tendências, cenários e direcionadores estratégicos do setor têxtil global.
Entre os palestrantes confirmados no evento estão: o embaixador Roberto Azevedo, ex-Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio (2013-2020); Anna Araripe, responsável pelas categorias Moda, Beleza, Esportes, Saúde, Brinquedos, Entretenimento e Supermercado do Mercado Livre; Cassiano Lemos, COO do Grupo AZZAS 2154; David Olave, Associado e Conselheiro de Política Comercial da Sandler, Travis & Rosenberg, P.A.; e José Gordon, Diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, entre outros.
A Bahia possui mais de 400 indústrias têxteis e de confecções, que geram mais de 35 mil postos de trabalho. Em 2023, a produção no estado foi de 200 mil toneladas apenas e o faturamento médio alcançado pelo setor foi de 9,5 bilhões de reais.
O Congresso Abit conta com os parceiros DeMillus, SENAI Cetiqt e Vicunha, além do apoio institucional da Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, uma parceria da Abit com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
SERVIÇO:
O quê: 9º Congresso Internacional da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit)
Data: 30 e 31 de outubro de 2024 (quarta e quinta-feira)
Horário: das 8h às 18h
Local: Senai Cimatec – Avenida Orlando Gomes, Piatã, Salvador
Fonte G1 Bahia