Um homem de 31 anos apontado como responsável pelo repasse de armas para uma facção criminosa morreu após um confronto com policiais, na manhã desta quinta-feira (31), durante a operação “Rota Segura”, no Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador. Dois comparsas foram presos.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o homem foi identificado como Luís Fernando Umbelino dos Santos, conhecido como “Tonelada”.
Tonelada já tinha sido preso por comércio de entorpecentes e roubo. Ela respondia pelos crimes em liberdade provisória.
O confronto aconteceu na localidade da Chapada do Rio Vermelho. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos. Uma arma com munição e drogas foram apreendidas.
As investigações apontaram que a facção que ele pertencia já atacou viaturas policiais e rivais de outro grupo criminoso.
Além de Tonelada, outros dois homens apontados como integrantes do grupo criminoso foram presos: um deles, suspeito de traficar drogas, foi encontrado na localidade da Serra Verde, no Nordeste de Amaralina. O outro foi localizado na Rua do Navio, com uma pistola calibre 9mm, carregador, munições, porções de drogas e celulares.
Desde o início da manhã, equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública (polícias Militar e Civil) e da Polícia Federal fazem a operação no Complexo do Nordeste de Amaralina.
O complexo é formado por quatro bairros: Nordeste, Chapada, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas.
De acordo com a SSP-BA, a ação integrada tem como objetivo desarticular uma facção criminosa envolvida com formação de “bondes”, tráfico de drogas e armas, ataques a viaturas, corrupção de menores, roubos, lavagem de dinheiro, entre outros crimes.
Suspensão de ônibus e aulas
Por causa da sensação de insegurança, a Secretaria Municipal De Mobilidade (Semob) suspendeu a entrada dos ônibus do transporte público no Vale das Pedrinhas e no Nordeste de Amaralina.
Além da Chapada do Rio Vermelho, as forças de segurança seguem com o cumprimento de mandados judiciais são cumpridos nos bairros da Santa Cruz e Vale das Pedrinhas.
Pelo mesmo motivo, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) suspendeu as aulas de aproximadamente 3 mil estudantes das escolas:
- Escola Municipal Santo André;
- Cmei Vale Das Pedrinha;
- Escola Municipal Centro Social Neusa Nery;
- Escola Municipal Artur de Sales;
- Escola Municipal José Calazans Brandão da Silva;
- Escola Municipal Vale das Pedrinhas;
- Escola Municipal Comunitária Cristo Redentor;
- Escola Municipal Maria Amália Paiva;
- Cmei Dália de Menezes.
Fonte G1 Bahia