Sessenta aves silvestres foram apreendidas e resgatadas de um cativeiro no bairro da Engomadeira, em Salvador, na manhã desta terça-feira (14). Os animais foram encontrados depois que a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) recebeu denúncias anônimas.
Diversas espécies de aves silvestres foram resgatadas, serão levadas para o Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). O homem que mantinha os animais em cativeiro será levado para a Central de Flagrantes, e responderá por crime ambiental, maus tratos e cativeiro ilegal de aves silvestres.
“Encontramos aproximadamente 60 aves. Inclusive, temos papagaio, temos curió – uma ave que está em ameaça de extinção–, caboclinho, chorão, trinca-ferro temos mais de 10. Isso configura que essas aves silvestres são para o tráfico. Esses indivíduos que abastecem as feiras livres e o comércio ilegal de aves silvestres”, explicou o subtenente da Coppa, Lima Júnior.
O número de denúncia é o (71) 99654-0863 e funciona inclusive como WhatsApp. Todas as informações são sigilosas. Além de manter os animais em cativeiro, o suspeito também administrava a reprodução das aves.
“Na casa, encontramos ninhos em gaiolas. O próprio indivíduo está fazendo a reprodução em cativeiro ilegal, para aumentar o comércio ilegal dessas aves. As gaiolas também foram destruídas para que não sejam reutilizadas”.
Fonte G1 Bahia