Em Feira de Santana, a campanha de vacinação contra meningite segue até o final deste mês nas salas de vacina da rede municipal de saúde. A estratégia tem como público-alvo pessoas de um a 19 anos de idade e trabalhadores da saúde mediante comprovação de vínculo.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, a doença pode se apresentar de diversas maneiras, mas a vacinação é a única forma de se proteger e evitar complicações.
“A meningite é uma inflamação que pode ser causada tanto por vírus como por bactérias. A que mais nos preocupa é a bacteriana, pois quando não diagnosticada em tempo hábil pode evoluir para morte em poucos dias. Por isso, é tão importante que a população compareça para se imunizar”, ressaltou.
Os que se encontram aptos para receber o imunizante devem procurar uma das 104 salas de vacina localizadas na zona urbana e rural, com funcionamento de segunda a sexta-feira.
É válido destacar que as unidades vinculadas ao Programa Saúde na Hora tem horário ampliado de 08h às 20h30. São elas: Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; Rua Nova II, III e Barroquinha.
Para ser imunizado, é necessário apresentar documento de identidade, cartão SUS e a caderneta de vacinação. Entretanto, a aplicação em menores de 18 anos é feita somente com a presença dos pais ou responsável legal.