A Prefeitura de Feira de Santana continua investindo em saneamento para melhorar a infraestrutura e qualidade de vida da população. Somente este ano os serviços já foram realizados em vários bairros e no centro da cidade. Recentemente, foram concluídas as obras de construção de um pontilhão e a reestruturação da rede de drenagem da rua Paracatu, no bairro Conceição, uma importante medida para solucionar problemas crônicos de alagamentos em períodos de fortes chuvas.
A rua Paracatu recebe águas de diversas localidades, como Cidade Nova, Parque Ipê, conjuntos Feira V, João Paulo II e outras áreas do bairro Mangabeira, o que agravava o problema dos alagamentos na região.
Além disso, a Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) realiza constantemente o trabalho de manutenção e reparos em canais de micro-drenagem. Em 2022, foram mais de 4 mil metros lineares de rede de drenagem reparadas, garantindo o escoamento de águas pluviais e evitando alagamentos em decorrência das chuvas.
Nesta sexta-feira (24), o serviço de reparo e manutenção em rede de micro-drenagem está sendo realizado em sete localidades: Rua Virgínia – Parque Getúlio Vargas, Rua Vanderlândia – Parque Getúlio Vargas, Rua Colina do Goiás – Conceição, Rua Força e Luz – Tomba, Rua Natal – Tanque da Nação, Rua Rio Grande do Norte – Bairro Queimadinha e Rua Anápolis – Queimadinha. Também está sendo feito o assentamento de grelhas em diversos bairros.
Nos últimos dias, os serviços foram realizados nas seguintes localidades: Rua Resende – Bairro Centro, Rua Papa João XXIII – Tomba, Rua Coronel José Pinto – Ponto Central, Rua G – Bairro Feira VI, Rua Niquelândia – Bairro Tomba, Rua Londrina – Parque Ipê, Caminho 01 – Bairro Tomba, Caminho 18 – Tomba, Avenida Senhor dos Passos – Centro, Viaduto – Bairro Cidade Nova, Avenida Noide Cerqueira – Bairro Sim, Rua Santo Expedito – Bairro Santa Mônica, Rua Ponta-Grossense – Bairro Parque Ipê, Rua dos Guarani – Bairro Rua Nova, Rua Irã – Caseb, Rua Visconde do Rio Branco – Centro.
PLANO DE DRENAGEM
A Prefeitura de Feira de Santana dispõe ainda do Plano de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais, elaborado pela Escola Politécnica da UFBA com a participação popular através de audiências públicas, que vai prevenir e reduzir os prejuízos causados pelas chuvas, a exemplo de alagamentos e enchentes. “Para execução dos investimentos de infraestrutura em macro-drenagem, o Governo encaminhou, em abril de 2022, um pedido de autorização à Câmara Municipal para empréstimo no valor de R$ 260 milhões”, informa o secretário de Planejamento Carlos Brito.
“Com esses investimentos, a infraestrutura da cidade de Feira de Santana será significativamente melhorada, refletindo diretamente na qualidade de vida dos cidadãos feirenses. É fundamental que o Legislativo Municipal aprove o projeto de autorização do empréstimo para que a execução das obras possa ser iniciada o quanto antes”, acrescenta Brito.