Nesta segunda-feira (20), foi inaugurado o novo ambulatório do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). A entrega do espaço de atendimento contou com a presença do Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, além de outras autoridades políticas e funcionários da unidade de saúde.
Durante a coletiva de imprensa, o governador Jerônimo informou que a instalação de novos equipamentos para o HGCA já foram autorizados.
“Os investimentos ao longo do tempo foram contidos com outros investimentos, por exemplo, como em Salvador, mas também na região. Daqui a alguns meses eu imagino que vou estar inaugurando um hospital grande em Itaberaba. Nós entregamos o ambulatório para que as pessoas que façam qualquer tipo de cirurgia e tratamento no HGCA possam ter um espaço para continuar recebendo acompanhamento, exames, medicação. Então acaba aliviando aqui dentro. E nós também já autorizamos a construção de um equipamento que modela o atendimento. Mulheres que precisam ter acompanhamento anterior ao parto não precisam ficar internadas mais, elas terão um ambiente com 20 vagas, onde ali terão além do acompanhamento, tratamento e medicação. Se for preciso, depois do parto, não precisa ficar no ambiente hospitalar. Então é importante para gente, tanto para a mãe quanto para a criança”, disse.
Novas Companhias e Delegacias da Mulher
A Segurança Pública também foi uma das pautas destacadas por Jerônimo. “Nós autorizamos a construção de companhias e delegacias da mulher e nós estamos fazendo isso em todo o Estado da Bahia. Qualificando as estruturas de trabalho, mas que também servirão para as pessoas que precisam de algum serviço neste espaço”.
Controle da criminalidade
As operações rotineiras e o investimento em novos equipamentos para a Segurança Pública também foram citados durante a coletiva.
“A primeira ação que nós estamos fazendo são as operações. Eu pedi ao secretário Marcelo ainda no mês de janeiro, antes do Carnaval, para fazer operações, algumas públicas e outras silenciosas, por conta da inteligência, e do diálogo constante com a secretaria de presídio, porque alguns dos atos que acontecem são oriundos de disputa de facções. Então estamos investindo em operações rotineiras e em equipar a Segurança Pública. Agora estamos discutindo a remuneração para que a gente possa garantir uma valorização profissional dos policiais”, informou.
Auditório da Uefs
A drenagem e pavimentação da Uefs também foi autorizada pelo governador. “Hoje conversei com o magnífico reitor para que a gente possa acelerar o processo da conclusão do ambiente de eventos, o auditório. A informação que eu tive é que é um espaço que chega a receber 900 pessoas”.
Centro de Convenções
Conforme o Governador, a obra no auditório da Uefs pode ser mais cara do que a do Centro de Convenções, porque será preciso adequar a parte de iluminação e som. E sobre o Centro de Convenções, Jerônimo solicitou ao prefeito de Feira o acesso ao patrimônio que está com as obras paradas.
“Hoje eu soube através do deputado Zé Neto que o prefeito de Feira de Santana precisa de um documento meu, se não já chegou, ele precisa disso para ser calçado juridicamente e nós entendemos e agora é pedir as chaves. E pedimos para ele oferecer algum documento que nos responsabilize para pegar a chave e começar. Porque eu mandei a Conder duas vezes, mas não conseguimos o acesso, porque é um patrimônio da prefeitura a gente não pode entrar. Me entregando eu vou cuidar e ver a licitação”, assegurou.
Novos projetos
Na sexta-feira (24) o governador sairá da Bahia para compor a comitiva do presidente Lula rumo à China.
“O Lula deverá ficar uma semana lá e eu continuo nas semanas seguintes para poder aproveitar as negociações que ele fez para a gente poder aproveitar. Na pasta estou levando o projeto da ponte, duplicação, VLT de Salvador, esse a gente precisa aprofundar um pouco mais e caso não dê com a empresa chinesa vamos ter que fazer um processo forte. E o outro é a vinda da BYD, empresa para substituir equipamentos da Ford, aí não depende do Governo do Estado, é uma relação entre a Ford e a BYD que é uma empresa de automóveis elétricos”, descreveu.
Funcionalismo Público
O tema do funcionalismo público também não foi deixado de lado durante a coletiva. E o Governador da Bahia indicou que os diálogos com os servidores já começaram.
“Nós iniciamos um diálogo com o comando da Polícia para a gente poder tratar dos servidores da polícia, estamos indo por etapas por conta do tamanho de cada profissão. Chamaremos a Educação, Segurança Pública, Saúde e assim a gente fecha o ciclo com os outros servidores. Se não der tempo de fechar o ciclo com todos os servidores, nós, assim que voltarmos da China, anunciaremos”.
Micareta de Feira
O maior investimento de um Carnaval não é só em bandas, mas também na Segurança Pública, abordou o Governador. “Outro aspecto importante de um Carnaval é hospital com porta aberta, porque ninguém vem de fora sem a segurança de não ser atendido se não tiver plano de saúde”, acrescentou.
Fonte Acorda Cidade