Após um hiato de três anos sem festa devido à pandemia da Covid-19, a Micareta de Feira de Santana, volta a ser realizada entre os dias 20 e 23 de abril. E, para que os foliões possam curtir com toda a estrutura necessária, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), preparou um esquema especial para reforçar o atendimento durante o período de festa. O anúncio das ações foi feito nesta segunda-feira, pelo vice-governador Geraldo Júnior, durante o lançamento da festa.
Ao todo, serão investidos mais de R$ 800 mil para ampliar a assistência na cidade. Dentre as ações, estão o reforço no atendimento prestada pelo Hospital Geral Clériston Andrade, com aumento dos plantões médicos, de enfermagem e administrativo, além da ampliação da frota de ambulâncias e reforço nos estoques de insumos e medicamentos.
Aliado a isso, a Micareta ainda contará com a instalação de um posto de testagem para a realização de testes rápidos que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C, bem como a distribuição de mais de 300 mil preservativos. No período, os foliões também vão ter acesso a ações educativas que visam a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e de incentivo a doação de sangue.
Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana explica que além da ampliação da assistência, as ações de vigilância à saúde também serão intensificadas. “A cidade de Feira de Santana volta a realizar uma das maiores festas de rua do nosso estado e nós estamos prontos para garantir toda a estrutura necessária para reforçar o atendimento de saúde. Vamos aumentar as equipes no Clériston, além de intensificar as ações de vigilância à saúde e realizar ações de comunicação voltadas para a doação de sangue e prevenção as infecções sexualmente transmissíveis. As equipes também estarão nas ruas para realizar inspeções diárias nas unidades de saúde com o objetivo de verificar a necessidade de substituição ou suplementação de material”, adianta a secretária.
Para além disso, em caso de acidentes de grandes proporções, o Governo do Estado conta com uma estrutura robusta para o atendimento a múltiplas vítimas, instalado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador.
Confira as ações de saúde para a Micareta de Feira:
Reforço na equipe do Hospital Clériston Andrade – Além do reforço nos plantões da equipe médica, de enfermagem e administrativa, a unidade também terá mais duas ambulâncias à disposição, bem como uma elevação nos estoques de insumos e medicamentos.
Posto para Testagem Rápida para ISTs – Testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais serão realizados no posto instalado na Rua Ary Barroso, na antiga Norauto, próximo ao circuito da folia. O local funciona todos os dias da micareta, iniciando os atendimentos sempre das 16h às 2h.
Distribuição de 300 mil preservativos – Durante os dias de festa, os postos de testagem vão distribuir mais de 300 mil preservativos femininos e masculinos, além de material informativo sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.
Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas – Acionado em caso de desastres ou emergência com múltiplas vítimas, o espaço está apto a receber e tratar mais de 25 vítimas simultaneamente e possui toda a infraestrutura de oxigênio, rede elétrica e demais características para o primeiro atendimento de emergência, com profissionais em regime de plantão.
Doação de Sangue – Com a campanha “Micareta Solidária”, a Fundação Hemoba de Feira de Santana funciona, desde o último dia 10, em frente à TV Subaé, na Av. Presidente Dutra. Na quarta-feira (19), o local funciona em horário diferenciado, das 8h às 13h.
Fonte Acorda Cidade