A Ladeira da Montanha foi liberada neste domingo (4), em Salvador, depois de quase um mês de interdição. Segundo a a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), a liberação aconteceu depois que as intervenções emergenciais foram finalizadas.
O local foi interditado no dia 9 de maio, depois de deslizamentos de terra no local. No ano passado, um casarão desabou na mesma região e as partes remanescentes do imóvel também estavam causando risco para a população durante o período de chuvas.
Durante a interdição da via, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) fez uma análise de riscos e, em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), limparam a encosta, retirraram as pedras instáveis e colocaram uma lona.
Durante o período em que ficou fechada, 25 linhas de ônibus foram alteradas. Ainda não foi informado quando essas linhas serão normalizadas na região.
Projeto de obra no local
Após o desabamento do casarão, que pertence à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) elaborou um projeto de obra no local.
As medidas devem ser feitas pela própria Conder, contudo, a intervenção ainda não foi iniciada.
Não há previsão de data para o início da obra e, enquanto isso, a encosta deve permanecer com as intervenções emergenciais.
Fonte G1 Bahia