A Polícia Civil de Feira de Santana e outras cidades da Bahia deflagrou a 9ª fase da Operação Unum Corpus, na manhã desta quinta-feira (15). A operação de combate a vários crimes iniciou com a prisão de 44 pessoas e apreensão de 15 armas de fogo, entre revólveres, pistolas e armas longas, além de 252 quilos de entorpecentes.
Só em Feira de Santana, quatro alvos já foram conduzidos para o Complexo de Delegacias, no bairro Sobradinho. Uma das prisões ocorreu no conjunto George Américo e outra no Residencial Asa Branca.
Vários policiais estão espalhados em diversos bairros da cidade, sob a coordenação do delegado Roberto Leal, coordenador regional de polícia (1ª Coorpin).
A operação
Além de combater grupos criminosos, tráfico de drogas, homicídios, latrocínios, furtos, roubos e violência doméstica, a Unum Corpus também visa promover a segurança durante as festas juninas.
Milhares de policiais das 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) cumprem os mandados de prisão, de busca e apreensão, em centenas de municípios.
Equipes das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) e Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher (Neans) intensificam as ações, desde cumprimentos medidas cautelares, até a checagem de informações em campo, oriundas do Disque Denúncia (181), da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Além das ações operacionais, em colaboração com o Poder Judiciário, os policiais também cumprem medidas cautelares relacionadas ao descumprimento de pagamento de pensão alimentícia.
A Delegada-Geral, Heloísa Campos de Brito, destaca as inovações desta fase da operação. “Além do combate aos diversos crimes nos dias que antecedem as principais festas juninas, estamos focando também na proteção das mulheres e das famílias, com as ações das Deams e Neams, além do apoio à Justiça no cumprimento de medidas sobre pensão alimentícia”, avaliou.
A Operação Unum Corpus, desde 2021, já retirou mais de 700 acusados de crimes, por força de mandados de prisão ou flagrante, além da apreensão de adolescentes em conflito com a lei. Também foram cumpridos 1.005 mandados de busca e apreensão, mais de 100 quilos de drogas e 125 armas de fogo foram retirados das ruas.
Fonte Acorda Cidade