Uma idosa de 65 anos foi atropelada nesta terça-feira (5) por um ônibus do transporte urbano, ao tentar atravessar a Avenida Otávio Mangabeira, no trecho do bairro da Pituba, em Salvador.
De acordo com testemunhas, a mulher tentou passar na via, que é bastante movimentada, fora da faixa. O motorista prestou socorro e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Superintendência de Transito (Codesal) e o Corpo de Bombeiros foram acionados.
A vítima foi levada para um hospital. Não há informações sobre o estado de saúde dela.
Além da idosa, Salvador já registrou mais de 250 pessoas atropeladas entre janeiro e julho deste ano. Entre as vítimas, 257 ficaram feridas, enquanto 17 morreram devido às consequências dos acidentes.
Na capital baiana, as avenidas Suburbana, ACM e Otávio Mangabeira lideram o ranking das que mais registraram atropelamentos.
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, o número de internações de pedestres atropelados aumentou 13,6% na Bahia durante os primeiros seis meses do ano de 2023, quando comparado ao ano passado.
Conforme informações da Transalvador, os principais causadores dos acidentes são o excesso de velocidade dos motoristas, o desrespeito a sinalização da via e o uso do celular pelos motoristas e também pelos pedestres.
Para diminuir o número de acidentes na capital baiana, as velocidades de 14 vias foram reduzidas, como por exemplo:
Av. Luís Eduardo Magalhães: de 80 km/h para 70 km/h
Av. Centenário: de 70 km;h para 60 km/h
Av. Joana Angélica: de 50 km/h para 40 km/h
Segundo a superintendência de trânsito, o número de acidentes na cidade foi reduzido em 50% na cidade nos últimos 10 anos.
Fonte G1 Bahia