Em Brasília, uma escola deu uma aula da inclusão social, na prática, com três crianças. O sorriso de um garoto com deficiência, dançando durante uma apresentação com as coleguinhas, é contagiante e fala por si só. A mãe e o pai do menino, nas redes sociais, não contiveram a emoção e os elogios.
No vídeo, compartilhado pela Escola Maria Montessori, Cecília Tom e Manuela Lemos aparecem dançando e apoiando o amiguinho Arthur Dib, que tem deficiência. Tudo com alegria e amor, sem restrição nem barreiras. A cena se torna ainda mais bonita quando os alunos da escola acompanham e aplaudem o trio. (vídeo abaixo)
“Muito feliz em ver o quanto meu filho é acolhido e respeitado na escola. Essa apresentação foi linda demais. Parabéns para escola pelo seu trabalho bem feito de inclusão”, disse a dentista Viviane Duarte Dib, mãe do garoto.
Apoio à inclusão
Nas redes sociais, pais e mães de alunos da escola vibraram com a apresentação em que o garoto com deficiência aparece dançando com apoio das meninas.
O pai do garoto, André Dib, também agradeceu à inclusão do filho. “Simplesmente maravilhoso. Muito obrigado por tanto carinho, amor, acolhimento e parceria.”
Uma mãe não mediu elogios também.
“Parabéns àqueles que fazem parte dessa história… É um todo, feito de amor, carinho, educação, conhecimento, acolhimento, respeito e tantos outros valores que fazem essa escola ser tão especial.”
Um outro pai seguidor da página disse que é gratificante ver resultados nos pequenos e nas ações refletidas nas crianças.
“Estar preparado para esta missão requer tempo, energia, qualificação e principalmente, muito amor fiquei emocionado com esta apresentação!
Método da escola
A psiquiatra italiana Maria Montessori desenvolveu, no final do século XIX, a base do método que leva o nome dela.
Marca uma profunda divisão na pedagogia infantil e é referência ainda nos dias atuais.
Para Maria Montessori, as crianças são as construtoras da humanidade. Segundo ela, os adultos é que são construídos pelas crianças.
O método incentiva a independência e autonomia das crianças a partir das próprias descobertas e perspectivas.
De acordo com Maria Montessori, o desenvolvimento ocorre em fases, chamadas de Planos de Desenvolvimento. A cada plano, as crianças buscam um novo patamar de independência em relação aos adultos.
Fonte Só Notícia Boa