Uma comitiva de vereadores da Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (27), uma visita ao campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) nesta cidade. Este mês, a instituição faz 10 anos de instalação do campus em Feira de Santana.
Liderados pela presidente do Legislativo feirense, Eremita Mota (PSDB) e guiados pelo diretor do campus, professor Jacson Machado, os parlamentares tiveram a oportunidade de conhecer as instalações, laboratórios, espaços de pesquisa e projetos de inovação tecnológica desenvolvidos no local.
De corantes naturais produzidos a partir de produtos encontrados na região do recôncavo até a criação de robôs que oferecem mais acessibilidade às pessoas com deficiência, os alunos da UFRB estudam e produzem conteúdos que podem beneficiar toda a região. Com o campus voltado para tecnologias em engenharia e sustentabilidade, são executados, em Feira de Santana, projetos voltados ao aproveitamento de resíduos de alumínio, produção de óleos essenciais, energia limpa, entre outros.
Primeira universidade do Brasil a sediar o curso de graduação em Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade – avaliado com nota máxima do MEC (Ministério da Educação e Cultura) – a UFRB em Feira de Santana se expandiu ao longo desses dez anos com o auxílio de recursos oriundos de emendas parlamentares. Lidando com a escassez de verbas para dar continuidade a diversos projetos, professores e alunos da instituição aproveitaram a visita dos vereadores ao campus para expor demandas acadêmicas. A aquisição de materiais e maquinários necessários é uma das dificuldades citadas aos parlamentares.
Mesmo em meio a escassez dos recursos financeiros, o vice-reitor Odair Vieira dos Santos destaca as avaliações positivas do MEC: “Conseguimos resistir e apresentar conquistas importantes e as avaliações atestam a excelência do trabalho desenvolvido aqui”. Para a vereadora Eremita, as atividades da UFRB neste município são de grande relevância para a comunidade e devem ser expandidas na futura construção da sede própria da instituição: “Já apresentamos a demanda ao Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e agora vamos nos dedicar ainda mais a esta causa”.
Participaram da visita os vereadores Emerson Minho (DC), Jhonatas Monteiro (PSOL), Jurandy Carvalho (PL), Lú de Ronny (MDB), Luiz da Feira (Avante), Marcos Lima (UB), Pastor Valdemir (PV), Paulão do Caldeirão (PSC), Pedro Cícero (Cidadania), Petrônio Lima (Republicanos), Professor Ivamberg (PT) e Sílvio Dias (PT).
Fonte Acorda Cidade