“A gente fala muito pouco sobre uma doença que afeta muitas mulheres”, ressaltou a ginecologista Erica Lima durante a atualização de enfermeiros sobre prevenção do câncer de colo de útero. O evento que faz parte da campanha Outubro Rosa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, foi realizado nesta terça-feira (24), no auditório da Faculdade Unex.
A médica destaca que a melhor forma de prevenir a doença é a vacinação que, no momento, é destinada para crianças e adolescentes entre nove e 14 anos e pode ser recebida em qualquer posto de saúde e, além disso, o exame preventivo. Segundo Lima, um dos maiores desafios é alcançar as mulheres que integram o público-alvo para o exame.
“Mulheres a partir dos 25 anos devem fazer o exame. Aqui, no Brasil, a nossa realidade é que temos uma alta procura de pessoas que estão fora do grupo recomendado. É importante que as mulheres que já iniciaram a vida sexual, procurem a unidade de saúde para ser avaliada”, enfatizou.
A enfermeira referência técnica em saúde da mulher, Alessandra Magalhães, relata que o exame é feito de forma simples e rápida, mas pode gerar um pequeno desconforto no momento. Segundo ela, durante o mês de outubro, as equipes de saúde estão intensificando mutirões para coleta.
“Todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente com idade entre 25 a 64 anos devem fazer o preventivo. Quem tem uma idade menor, mas já iniciou a vida sexual há uns três anos também pode fazer. Para ter acesso, a interessada deve comparecer à unidade de saúde levando documentos pessoais, como carteira de identidade e cartão SUS, e logo após será avaliada pelo profissional de saúde”, explicou.