A 11ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), cidade que fica no recôncavo baiano, começa nesta quinta-feira (26) e segue até o próximo domingo (29). Entre os nomes que vão participar do evento estão o jornalista Jean Wyllys, a escritora Elisa Larkin e a artista visual indígena Yacunã Tuxá.
A programação é gratuita e está disponível no site da Flica. O evento o começa a partir das 9h, com a apresentação de Samba de Roda com Dona Dalva, e a cerimônia oficial de abertura será realizada às 11h, com a presença de autoridades.
Ainda nesta quinta, o público vai poder participar de oficinas de leitura, lançamento de livros, exposição de pintura e mais opções.
A feira literária vai contar com diversos espaços, como Tenda Paraguaçu, Geração Flica, Bibex, Memorial Anna Nery e a Fliquinha, voltada exclusivamente para crianças.
No sábado (28), a Flica contará com a presença do jornalista Ricardo Ishmael, que vai comandar a exibição do documentário “Bicentenário da Independência: Heróis e Heroínas da Liberdade”, produzido pela TV Bahia em alusão às comemorações dos 200 anos do movimento libertário que expulsou colonizadores portugueses da Bahia.
Como chegar em Cachoeira
De carro: Saindo de Salvador, há duas opções de rotas para chegar até Cachoeira. Pela BR-324, o motorista deve seguir cerca de 59 km até chegar ao entroncamento da BA-026, que dá acesso à cidade de Santo Amaro, município vizinho a Cachoeira. Do entroncamento até Santo Amaro são 11 km e de lá até Cachoeira são 40 km.
Outra alternativa para chegar à cidade é seguir também pela BR-324, passando pela cidade de Amélia Rodrigues e pelo entroncamento de Conceição do Jacuípe, cidade também conhecida como Berimbau, até a entrada da BR-101. De lá, o motorista segue na rodovia até o entroncamento do povoado de Capoeiruçu. Esse percurso é de, em média, 30 km. De lá, desce direto por cerca 5 km, pelo vale, até Cachoeira.
De ônibus: Na rodoviária da capital baiana há ônibus que vão direto para Cachoeira, em diversos horários. O tempo de viagem pode aumentar por conta das paradas para embarque e desembarque de passageiros durante o percurso.
Além dos ônibus que vão direto para a cidade da Flica na capital, os visitantes também têm como opção os transportes que seguem para municípios vizinhos, como Cabaceiras do Paraguaçu, São Félix e Maragojipe. Todos passam por Cachoeira antes de chegar ao destino final.
Fonte G1 Bahia