A primeira edição do Festival da Cerâmica em Maragogipinho, distrito de Aratuípe, a cerca de 90 km de Salvador, vai acontecer entre os dias 13 e 19 de novembro.
Jau, Lenine, Roberto Mendes e Sued Nunes são algumas das atrações musicais do evento que tem programação é gratuita. [Confira a programação completa no final da matéria]
O evento, que passa a integrar o calendário cultural da Bahia, tem o objetivo de apoiar artesãos locais, proporcionando um espaço direto para a venda de seus produtos.
Além disso, o festival vai celebrar e manter vivas as tradições das mais de 100 olarias de Maragogipinho, distrito que é reconhecido como o maior polo de cerâmica artesanal da América Latina.
A cerâmica artesanal, criada por mestras e mestres, artesãs e artesãos da região, vai ter espaços para comercialização e exposição. Também estão programadas rodadas de negócio, painéis e oficinas de capacitação e caravana de cadastramento de artesãs e artesãos.
Será possível adquirir peças como louças de barro, potes, talhas, boi-bilhas, panelas, vasos, pratos, corbélias, esculturas e moringas, com influências indígenas, geométricas e florais, criadas com pintura artesanal em tauá, pigmento natural de argila em vermelho e tabatinga de tom branco.
Para reconhecer salvaguardar o ofício artesanal, iniciativas vão reconhecer o trabalho dos mestres e mestras oleiros. Entre elas, estão: a premiação de dez mestres e mestras; o reconhecimento institucional dos mestres e mestras dos saberes tradicionais, por meio de estudos para futura concessão do título de Notório Saber e o estímulo à pesquisa e extensão, com a oferta de 10 bolsas para alunos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Programação
13 e 14 de novembro
- Caravana de Cadastramento
- Rota Artesanal Boi Bilha e 4ª Rodada de Negócio
15 e 16 de novembro
- Painel I: Patrimonialização de Maragogipinho
- Painel II: Relação de Maragogipinho com o Turismo
17 de novembro
- Shows de Jau e Roberto Mendes
18 de novembro
- Shows de Lenine, Sued Nunes e Cortejo Afro
17 a 19 de novembro
- Feira de Artesanato e Feira Gastronômica e visita às olarias (2x ao dia)
Fonte G1 Bahia