Uma jaguatirica adulta foi encontrada morta na quarta-feira (22), em um trecho da BA-142, que fica entre as cidades de Ituaçu e Tanhaçu, na região sudoeste da Bahia.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a suspeita é de que o animal tenha sido atropelado após fugir de uma queimada em uma área de matagal.
De acordo com a PRF, nessa época do ano o risco de atropelamento de animais nas rodovias baianas cresce porque eles fogem das queimadas e buscam abrigo por causa do calor.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a jaguatirica é um animal que está em estado de vulnerabilidade, já que as queimadas e a perseguição dessas espécies têm reduzido bastante a população na natureza.
Na terça-feira (21), um filhote de jaguatirica foi resgatado em uma casa na cidade de Conceição do Coité, a cerca de 200 quilômetros de Salvador, debilitado, com ferimentos e sinais de desidratação.
O animal buscou abrigo no quintal do imóvel, localizado em uma área de mata no bairro Casas Populares, para fugir do calor. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima na região chegou a 34ºC na terça.
Segundo a Brigada Águia Resgate, o filhote de jaguatirica se alimentou de algumas galinhas na residência, mas não demonstrou agressividade. Ele foi encaminhado para um hospital veterinário da cidade. Quando estiver reabilitado, será solto na Serra do Mucambo, também em Conceição do Coité.
Fonte G1 Bahia