A partir de 2024, estudantes do Ensino Médio terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em lógica e programação, graças ao projeto promovido pelo Programa de Extensão e pelo Projeto de Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Sob a coordenação e orientação da professora Pâmela Cortez, do Departamento de Exatas, a iniciativa visa proporcionar uma introdução abrangente aos conceitos fundamentais da programação de computadores.
Os cursos abordarão desde lógica de programação até o desenvolvimento de aplicativos móveis, utilizando os frameworks Django e Flutter. As aulas não se limitarão apenas ao domínio técnico, mas também estimularão o pensamento computacional e o interesse pela área de tecnologia.
Ao longo de um ano, os participantes terão acesso a encontros virtuais, interação com mentores especializados e materiais assíncronos disponibilizados no YouTube.
Cronograma e Inscrições
Os cursos de Lógica e Programação em Python terão início em março, enquanto o curso de Desenvolvimento de Aplicativos começará em janeiro. As inscrições estão abertas até o dia 31 de dezembro de 2023. Para se inscrever, os estudantes devem preencher o formulário disponível aqui. Para os cursos de Programação e Desenvolvimento Mobile, haverá uma segunda etapa da inscrição informada por e-mail aos estudantes inscritos.
Objetivos e público-alvo
Ao Acorda Cidade a professora Pâmela Cortez explicou via e-mail que o projeto tem como objetivo fortalecer conceitos do Pensamento Computacional, promover a aprendizagem ativa e aumentar o número de estudantes interessados na área de tecnologia. Ela informou que o público-alvo são estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do interior da Bahia, com preferência para a região metropolitana de Feira de Santana. Os cursos são destinados a diferentes níveis de conhecimento em programação, desde iniciantes até aqueles que já possuem alguma experiência na área.
“O curso de Lógica para Programação é destinado aos estudantes do 1° ano do Ensino Médio; o curso de Programação em Python aos estudantes do 2° ano do Ensino Médio e o curso de Desenvolvimento Mobile aos estudantes do 3° ano do Ensino Médio ou recém completo. Entretanto, o público pode se diversificar dependendo da demanda. Por isso, o estudante deverá dar prioridade a se inscrever no curso de acordo com o nível de seu conhecimento: se não tiver conhecimento nenhum em programação, deverá se inscrever no curso de Lógica para Programação. Se já tiver conhecimento sobre lógica, deverá realizar o curso de Programação em Python. Se o estudante já programa em Python, poderá se inscrever no curso de Desenvolvimento Mobile”, explicou a professora ao Acorda Cidade.
Segundo a professora, Atualmente, a Uefs oferece curso de Introdução à Programação em Python para estudantes de escolas públicas, que já demonstram interesse em participar de um curso de desenvolvimento de aplicativos para celular.
“Para o curso de Desenvolvimento Mobile, enfatizamos que o público alvo são estudantes do Ensino Médio com conhecimento prévio de programação e estudantes do segundo semestre do curso de
Engenharia de Computação da Uefs, que já finalizaram a disciplina de Algoritmos e Programação I. Essa iniciação no mundo da programação também se dá de forma autodidata por diversos jovens
apaixonados por tecnologia”, destacou.”
Programação e mais informações
A programação completa dos cursos, juntamente com ementas e cronogramas, será atualizada no site oficial do projeto, disponível em https://sites.google.com/view/jeditemple. O projeto visa criar uma comunidade mais próxima dos conceitos computacionais, compartilhando conhecimentos para fortalecer a formação de futuros programadores e atender à crescente demanda do mercado na área de tecnologia.
Fonte Acorda Cidade