Inédito! A Justiça do Amazonas determinou que a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) resguarde a vaga de Luan Gabriel Aguiar Gama, um gênio brasileiro de apenas 10 anos, aprovado no curso de Licenciatura em Matemática, que mostramos no mês passado aqui no Só Notícia Boa.
Ele fez a prova sem pretensão nenhuma, só pra testar os seus conhecimentos, e o pequeno gênio conseguiu o 13º lugar na lista final dos aprovados. Ele perderia a vaga, se não fosse a decisão do juiz em resposta a um pedido apresentado pelos representantes de Luan.
No processo, eles levaram um relatório neuropsicológico onde consta que o estudante preenche os critérios para altas habilidades e superdotação do tipo acadêmico.
Preocupação do juiz
O juiz Marcelo Vieira assinou uma decisão que não apenas garante a vaga de Luan, mas também ordena que o Estado realize um exame de avanço escolar para ele em até 45 dias.
Isso é feito para avaliar se esse avanço poderia causar algum prejuízo significativo para o aluno.
Mas entrar na faculdade de imediato não foi permitido pelo juiz, pela preocupação em inserir o pequeno no ambiente universitário.
Segundo ele, há situações que, se consideradas isoladamente, podem não ser adequadas ao atual nível de maturidade emocional do Luan.
Luan não queria esperar tanto
Para o pequeno, esperar para ir à faculdade pode ser um pouco desanimador.
Nas redes sociais, ele respondeu a um internauta que perguntou qual a idade para um pequeno gênio cursar a faculdade.
Luan disse: “Imagina uma criança que já sabe de tudo do ensino básico. Você vai deixar a criança triste, porque ele vai ficar revendo os mesmos assuntos durante vários e vários anos. Eu recomendo que não privem essas crianças”
De toda forma, não há dúvidas de que o futuro desse pequeno é brilhante!
Sucesso no “Pequenos Gênios”
Luan ficou conhecido após participar do quadro Pequenos Gênios, do Domingão com Huck, na TV Globo.
Ele mostrou sua paixão por matemática e geografia ao fazer contas super rápidas e acertar o nome de vários países.
Até então, ele tinha sido a primeira criança do Amazonas na atração da Rede Globo. Clique aqui e leia mais sobre a aprovação do gênio.
Com informações do G1