Uma câmera de segurança flagrou o momento em que três policiais abordam um homem na cidade de Canavieiras, no sul da Bahia. Durante a ação, um deles chuta as partes íntimas do rapaz, dá socos e o obriga a confessar um roubo.
A abordagem aconteceu na noite de sábado (13), mas o vídeo viralizou nas redes sociais na terça-feira (16). Em nota, a Polícia Militar da Bahia informou que repudia a conduta dos três agentes da 71ª Companhia Independente (CIPM), e informou que eles foram afastados, preventivamente, do serviço operacional até a conclusão de um inquérito de apuração, que foi instaurado.
A abordagem começou às 21h50, dura cerca de 8 minutos e acaba com a liberação do homem. O rapaz está no passeio quando a viatura da PM para na pista e os policiais pedem para que ele coloque as mãos na cabeça. Veja abaixo a cronologia dos fatos:
21h50: A viatura para na pista, três policiais descem e ordenam, com xingamentos, que o homem coloque a mão na cabeça e abra as pernas; “Bora desgraça, coloque as mãos na cabeça. Abra as pernas. Abra mais ou vou ter que abrir”, ordenou um policial militar.
21h51: O oficial chuta uma das pernas do homem, que já estava na posição ordenada por ele, e dá um tapa na nuca dele. Os outros dois policiais observam a situação à distância;
21h51: Em seguida, após fazer a abordagem na região da cintura do homem, um outro policial se aproxima e chuta as partes íntimas do rapaz, que estava imobilizado;
21h51: O homem cai no chão, chora de dor, mas é obrigado a levantar;
Neste momento, a situação chama a atenção de algumas pessoas que passam pelo local. No entanto, ninguém se aproxima.
21h52: Os policiais passam a obrigar o homem a confessar um roubo. Com as mãos na cabeça e ainda chorando, ele nega; “Você estava roubando, né? Cadê a moto que você estava?”, perguntou um dos policiais.
O homem responde que a moto é do tio dele e sugeriu que eles fossem na casa em que mora para que o familiar confirmasse a história.
O rapaz segue chorando e nega que tenha cometido algum crime. “Eu não estava roubando não, não sou ladrão não”. “Eu não tenho arma, estou na rua procurando coisa para comer”.
21h53: Um policial, que olhava a abordagem, volta a chutar o homem, e ordena que ele olhe para a parede;
O homem passa a contar para os policiais que estava correndo porque um outro homem, armado, estava perseguindo ele, por achar que ele estava roubando.
21h56: Um dos policiais pega o celular e tira uma foto do rosto do homem;
21h57: O homem volta a ser agredido com três socos. Após um deles é possível ouvir um grito de dor. Em seguida, ele é liberado e deixa o local correndo;
21h58: Os policiais entram na viatura e também deixam o local;
Fonte G1 Bahia