Após o vereador Ivamberg Lima (PT) cobrar melhorias na Praça do Tomba, onde foi realizada uma obra de revitalização, mas que ainda não foi entregue aos feirantes, a reportagem do Acorda Cidade conversou com o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Alexandre Monteiro.
Segundo ele, por falta de orçamento, ações que ainda precisam ser finalizadas no local ficaram impedidas de serem concluídas, mas a partir deste mês de março, a Superintendência de Obras e Manutenção (Soma) irá retornar com os serviços.
“Essas ações deveriam ter sido feitas em 30 dias, mas infelizmente, por conta do orçamento, nós ficamos com essas ações impedidas de serem feitas nos meses de novembro, dezembro e janeiro. No mês de fevereiro, com a aprovação do orçamento, a secretaria responsável pela reforma, que é a Soma, Secretaria de Manutenção e Obras, nos prometeu que na próxima semana já vai fazer a abertura dos portões e iniciar as obras, inclusive a obra de esgoto. Bom, essas são ações da Secretaria de Manutenção e Obras do município, mas que estão sendo cobradas diariamente por nós. Infelizmente, por conta da falta de orçamento, isso não ocorreu no prazo que nós queríamos, mas vai acontecer nos próximos dias e nós faremos uma grande inauguração daquele entreposto comercial, que é muito importante para o Tomba e para Feira de Santana”, afirmou.
O secretário aproveitou para enfatizar sobre as obras que já foram realizadas na nova Praça do Tomba.
“Sobre a feira do Tomba, assim que assumimos a secretaria e a Secretaria de Agricultura agora também cuida do reordenamento das feiras livres, nós visitamos as feiras e por coincidência, a primeira feira que visitamos foi a feira do Tomba. Nós nos reunimos com os feirantes e perguntamos quais seriam as insatisfações das pessoas. Três questões foram colocadas e nós achamos pertinente na época. Uma delas foi a abertura de três novos portões para facilitar a entrada e saída de clientes daquele pavilhão novo que foi construído e ficou muito bonito. É um investimento de quase 4 milhões do município de Feira de Santana. Aqui parabenizo o vereador Edvaldo Lima pelo projeto, pela indicação dessa obra”, disse.
O secretário informou ao Acorda Cidade que o governo também atuou na parte de saneamento ao redor da praça do Tomba e isso resolveu completamente a questão dos alagamentos que eram constantes. “A outra questão eram os esgotos internos, que precisavam ser trocados, aquelas grelhas. Nós imediatamente iniciamos uma ação de limpeza para que fosse feita uma higiene naquela área. E a outra questão era a pintura do telhado e a pintura das portas do mercado velho. Além disso, nós fizemos um novo recadastramento dos feirantes do mercado e identificamos que alguns boxes estavam ociosos. Nós cadastramos e vamos trazer para a parte de dentro do mercado aqueles feirantes de peixes e mariscos que ficavam ali fora, causando até um aspecto ruim à feira, um mau cheiro, por conta desses produtos mais perecíveis”, concluiu.
Fonte Acorda Cidade