Um decreto brasileiro datado de 9 de abril de 1980 instituiu o Dia Nacional da Biblioteca. Ambiente significativo na preservação de livros e no processo de educação de estudantes, as bibliotecas também contribuem para a formação de novos indivíduos.
Em Feira de Santana, a Biblioteca Municipal Arnold Ferreira Silva é, atualmente, uma das maiores bibliotecas escolares do estado e conta com um acervo de mais de 15 mil livros. Porém, o espaço amplo e muito frequentado encontra-se indisponível ao público devido a uma em reforma que se arrasta desde 2019.
O Acorda Cidade ouviu o presidente da Fundação Egberto Tavares Costa, Marcos Lima, que falou sobre o processo de reforma, que ainda não foi concluído devido a um contratempo na licitação.
“Gostaria de dizer que a biblioteca já passou por uma fase de reforma, o prédio foi totalmente reestruturado, o que falta agora é a vidraça, ela é toda de vidro, então falta fazer a vidraça, algumas prateleiras dentro da biblioteca, que foi feita uma nova licitação para isso. A licitação foi realizada, a empresa ganhou a licitação, porém, na hora de entregar a documentação, houve um problema na impressão e, por esse motivo, a coordenação da licitação acabou desclassificando. Essa empresa entrou na justiça, recebeu uma liminar do juiz proibindo fazer outra licitação para esse empreendimento. Então estamos aguardando a finalização da manifestação da justiça”, disse.
Mesmo aguardando o resultado do processo licitatório, Marcos Lima garantiu durante a entrevista ao Acorda Cidade, que há uma programação a ser feita, caso não haja resolução do caso.
“Estivemos com o prefeito, o prefeito me cobrou isso, a gente está cobrando também a Procuradoria para ver se há outra maneira de se resolver o mais rápido possível. A finalização para poder entregar à população de Feira de Santana um equipamento tão importante como a biblioteca. A gente já tinha um cronograma devido a essa situação da empresa ter passado por esse transtorno, em relação à documentação”.
Melhorias
Apesar do atraso na entrega da reforma, a Biblioteca Municipal terá novos equipamentos, garantindo acessibilidade e conforto. A expectativa, segundo o presidente da Fundação, é que a inauguração aconteça o mais rápido possível.
“Estamos na expectativa de que seja o mais rápido possível essa conclusão. Nós colocamos lá, através da ordem do prefeito, um elevador para deficientes físicos, que é algo importante. Foi totalmente reformada a biblioteca, os banheiros foram adaptados com acessibilidade, entre outras novidades que vai ter na Biblioteca de Feira de Santana”, contou.
Funcionamento em local provisório
Provisoriamente, a Biblioteca Municipal está funcionando em frente ao prédio principal, na Rua Professor Geminiano Costa, no centro da cidade. O atendimento, seja aos estudantes ou frequentadores, também está normalizado.
“A Biblioteca Municipal está provisoriamente funcionando em frente ao prédio da biblioteca, aqui em Feira de Santana, onde está sendo feito o atendimento à população de Feira de Santana normalmente. Não está na estrutura da nossa biblioteca, mas está sendo feito o atendimento aos nossos estudantes, ao nosso povo de Feira de Santana”, relatou Marcos Lima.
Outros programas
Além da Biblioteca Municipal, outra novidade que o município contará é a reforma do Teatro Maestro Miro, no bairro Muchila. De acordo com Marcos Lima, o ambiente também será entregue à população em breve.
“Já começaram as obras do Maestro Miro, o telhado havia cedido, onde teve um problema com o forro e, por esse motivo, teve que suspender as atividades do Maestro Miro. Então, na semana passada, nós demos início, com o prefeito Colbert, à recuperação do Maestro Miro e a empresa está lá fazendo o serviço. Esperamos também que o Maestro Miro volte o mais rápido possível a atender o nosso povo de Feira de Santana”, concluiu.
Fonte Acorda Cidade