Um homem foi executado a tiros na noite de quarta-feira (1°), dentro de um ônibus lotado no bairro da Mata Escura, em Salvador. Washington Oliveira dos Santos estava de bicicleta e era perseguido por dois homens em um carro, quando entrou no coletivo do transporte público da capital baiana na tentativa de se proteger. No entanto, ele foi ferido pelos disparos.
A situação gerou momentos de tensão para os passageiros que estavam no veículo e presenciaram o crime. Além do homem, não houve registro de outros feridos.
O caso aconteceu na Avenida Dom Avelar Brandão Vilela, em frente a um hotel. Foram as testemunhas que contaram para a Polícia Civil como Washington Oliveira tentou evitar a execução, entrando no veículo.
Washington morreu no coletivo, antes mesmo da equipe médica chegar para fazer o atendimento. Equipes da 48ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram ao local e acionaram o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
A produção da TV Bahia apurou que a vítima foi presa três vezes em 2021, quando respondeu por inquéritos por roubo. Em um deles, ele usou uma arma para assaltar e depois estuprar uma mulher. Ainda não há informações se o crime contra ele tem relação com esses casos.
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o crime. O serviço do transporte público no bairro não foi impactado por casa do crime.
Confronto com duas mortes no Arenoso
Também na quarta-feira, a Polícia Militar fazia uma operação no bairro da Liberdade, quando recebeu a informação de que cinco homens armados entraram em um carro e iam invadir o bairro do Bom Juá, que fica na região da BR-324.
Os policiais fizeram uma barreira na Avenida San Martin, mas o veículo dos suspeitos, em alta velocidade, conseguiu passar pelo bloqueio. Houve uma perseguição até o bairro do Arenoso, onde o motorista do grupo perdeu o controle da direção do carro, que bateu no muro de uma casa.
A Polícia Militar informou que os suspeitos desceram do veículo e houve um confronto. Três homens conseguiram fugir e dois foram baleados, levados para um hospital, mas não resistiram aos ferimentos.
Com os suspeitos foram apreendidos: duas pistolas, carregadores, quatro celulares, a chave do carro, 93 embalagens de uma substância análoga a maconha e o veículo que eles estavam.
O nome dos suspeitos que morreram não foram revelados. O confronto foi registrado no DHPP.
Homem morto e outro ferido no subúrbio
Ainda na quarta-feira, um homem morreu e outro ficou ferido após serem baleados no bairro do Lobato, no subúrbio de Salvador.
Segundo informações da Polícia Civil, moradores da região disseram que uma terceira pessoa foi atingida pelos disparos de arma de fogo, mas não buscou atendimento médico.
O crime aconteceu na Rua Senhor do Bonfim. De acordo com a polícia, os suspeitos chegaram ao local e atiraram contra as pessoas.
Acionada para atender a ocorrência, a Polícia Militar informou que um dos homens veio a óbito ainda no local. O outro foi socorrido para o Hospital do Subúrbio. O estado de saúde dele não foi divulgado.
O ataque a tiros também é investigado pelo DHPP.
Fonte G1 Bahia