Para quem deseja regularizar, transferir ou tirar a primeira via do título de eleitor, esta quarta-feira (8), é o último dia de prazo. E, assim como o Acorda Cidade já antecipou ao longo da semana, centenas de pessoas aguardam o atendimento em frente à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Feira de Santana, que fica localizado na Rua Rio Grande do Norte, proximidades da Avenida José Falcão, no bairro Queimadinha.
Para obter o atendimento presencial, não é necessário o agendamento. Apesar de atender cerca de 300 pessoas por dia, muitos eleitores reclamaram sobre a demora na fila. Muitas pessoas também dormiram no local, aguardando o atendimento.
Essa é a situação de Lineide, que reside no bairro Campo Limpo e tenta pela terceira vez nesta semana, regularizar o título de eleitor. Ela contou à reportagem que chegou na noite de terça-feira (7) e que tem enfrentado desafios à espera pelo atendimento, devido a problemas de saúde.
“Estou aqui desde ontem às 20h20 e eu espero que hoje pela terceira vez eu consiga ser atendida. Tenho fibromialgia, tive câncer de tireoide, tenho outras patologias em decorrência de uma Chikungunya e estou aqui revoltada e reivindicando os meus direitos como as demais pessoas que chegaram ontem também até mais cedo do que eu e estão tendo os seus direitos infligidos. A gente tem que vigiar e acaba nem dormindo, a violência não é brincadeira”, disse.
Uma eleitora que não quis se identificar também chegou por volta das 20h35 de terça. Ela explicou que muitas pessoas ficaram na chuva para garantir a vaga na fila em frente ao TRE.
“Cheguei ontem e a fila já está aqui, imagine se eu chego mais tarde? Aqui na minha frente deve ter mais de 100 pessoas. Soube que ontem distribuiu 315 fichas, hoje eu não sei. Não acho também que deva prorrogar não. Choveu essa noite, tomamos chuva, trouxe um cafezinho, dava a um, a outro, o que esquentou foi o café”, contou.
Michele Almeida, saiu do conjunto Feira VII para garantir o atendimento. Para ela, outros locais poderiam ofertar os serviços do TRE, como forma de reduzir os transtornos dos eleitores, principalmente com a longa espera e exposição na fila.
“Eu não tive como vir cedo, mas eu pedi para uma pessoa ficar no meu lugar e aqui estou, na expectativa de fazer o atendimento. Eu acho que deveria ter aberto vários locais para que a população não ficasse apenas aqui. E ainda corremos o risco de não fazer, hoje é o último dia, eles poderiam ter uma maior flexibilidade e prorrogar”, contou.
Elisângela Silva também reclamou sobre as condições de espera, após tentar desde terça-feira pela manhã, os serviços do TRE.
“Cheguei ontem às 22h e estou esperando minha filha, mas isso está um absurdo. Viemos ontem às 6h, ficamos até às 15h e não tinha mais ficha. Aí retornamos para casa e quando foi às 22h retornamos e até agora. É um descaso, ficamos em uma situação que nem dá para calcular, a gente não sabe o que fazer. Minha filha de 8 anos está dentro do carro aqui perto”, concluiu.
Desde o dia 8 de abril, os serviços para a regularização do título estão disponíveis. Quem tem o cadastro biométrico pode realizar a regularização através do Autoatendimento Eleitoral até o prazo desta quarta (8).
Fonte Acorda Cidade