Diariamente equipes da Abordagem Social da Prefeitura de Feira de Santana saem às ruas com intuito de identificar pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade social. É um trabalho de acolhimento e cuidado.
São quatro equipes vinculadas aos três CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e ao Centro Pop. De janeiro a junho deste ano, realizaram 6.017 atendimentos.
“Nas abordagens realizamos a escuta qualificada, construindo uma relação de confiança com pessoas e famílias em situação de risco para acompanhar e mediar o acesso à rede de proteção social”, afirma o coordenador do Serviço de Abordagem Social, Rafael Estrela.
No último dia 5 de julho, os profissionais [assistente social, um educador social e um orientador social] localizaram um senhor que estava desaparecido da família já alguns dias em situação de rua.
“Esse senhor de 47 anos foi localizado por nossas equipes no conjunto Feira VI, através de uma denúncia no Plantão Social. A partir daí, conseguimos encontrar a família através de uma ação conjunta com entre os serviços da assistência social. Ele é órfão de pai e a mãe reside em uma chácara na avenida Artêmia Pires”.
De acordo com Rafael Estrela, o Serviço de Abordagem Social também tem o intuito de combater o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e jovens, além de prestar o acolhimento a pessoas em situação de rua.