Moradores de Lamarão, comunidade do município de Caetité, no sudoeste baiano, enfrentam dificuldades para entrar e sair do local desde segunda-feira (1º). Isso porque, com as fortes chuvas que atingem a região, a ponte que dá acesso à comunidade se rompeu.
A prefeitura foi ao local para verificar a situação na terça-feira (2), mas o problema ainda não foi resolvido. Até lá, os moradores são obrigados a fazer um longo caminho para acessar outros lugares.
Conforme apurado pela TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia na região, o problema na estrutura da ponte é recorrente. Também não se pode dizer que o grande volume de água foi inesperado.
Caetité recebeu alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o que indica perigo com a probabilidade de chuvas intensas. Os riscos listados são:
- corte de energia elétrica
- queda de galhos de árvores
- alagamentos
- e descargas elétricas.
“Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, recomenda o Inmet no alerta válido até quinta-feira (4).
Essa orientação se estende também às cidades de Rio do Pires, Boquira, Tanque Novo e Macaúbas, no sudoeste, e ao extremo oeste do estado.
Para outras áreas, a classificação é mais branda, de “perigo potencial” diante da estimativa de chuvas intensas. A previsão considera o vale são-franciscano, sul, centro sul, centro norte, nordeste e Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Choveu na capital baiana nesta quarta-feira (3). Mas, até o fim da tarde, o volume de água não foi significativo.
No geral, a estimativa é de aumento no índice pluviométrico em todo o Nordeste do Brasil neste mês de janeiro.
Fonte G1 Bahia