A Bahia se destacou na etapa nacional do Prêmio IEL de Talentos 2023. Concorrendo em seis modalidades da premiação, o estado foi vencedor em três delas, com as empresas Ford e Bracell, além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba. A cerimônia que anunciou os vencedores foi realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em São Paulo, no dia 26 de outubro.
Para a superintendente interina do IEL, Edneide Lima, a premiação mostra como boas práticas de estágio e de inovação contribuem para o crescimento das empresas e instituições de ensino e para que os jovens desenvolvam seus talentos. “E esse é justamente o propósito do IEL: construir futuros prósperos através do desenvolvimento de empresas e de jovens talentos, em parceria com as instituições de ensino”, ressaltou.
A Bahia foi premiada nas categorias Estágio e Inova Talentos. Na primeira delas, o Ifba foi vencedor na modalidade Educação Inovadora, na disputa entre as instituições de ensino de nível técnico. “Essa conquista só foi possível com toda equipe do campus Salvador, docentes orientadores, e todos os envolvidos nas ações de promoção e orientação de estágio”, destaca a coordenadora de Estágios e Egressos da instituição, Vitória Soares. O Ifba também concorreu na modalidade ensino superior e ficou com o terceiro lugar.
Também na categoria Estágio, a Bracell ficou em primeiro lugar na modalidade Empresa Inovadora, entre as organizações de grande porte. “Esse prêmio traduz a atmosfera da Bracell Bahia, uma empresa que aprendeu a olhar para as pessoas e que aposta verdadeiramente no desenvolvimento de talentos, na melhoria contínua e na inovação. Fazer parte de tudo isso é um privilégio para qualquer profissional que acredita que a gestão de pessoas é a essência dos grandes resultados”, ressaltou a coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento da Bracell, Priscila Reuter.
Concorrendo na categoria Estágio na modalidade Empresas Inovadoras, a Soft Line Consultoria em Sistemas de Informação ficou com a terceira colocação entre as empresas de pequeno porte.
Já na categoria Inova Talentos, a Ford concorreu em duas modalidades: Artigo Inovador e Projeto Inovador. Na primeira delas, a empresa levou o primeiro lugar com o artigo Avaliação de sistemas de resfriamento em moldes de injeção feitos de aço e de alumínio através de simulações numéricas, de autoria da bolsista Annelise Heidrich Pietro Soares e do tutor Gimaézio Gomes Carvalho.
Na modalidade Projeto Inovador, a empresa ficou na terceira colocação com o projeto Desenvolvimento de Compósito de Nanomaterial a Base de Grafeno (e/ou seus derivados) para Aplicação em Mangueiras de Borracha do Sistema de Ar Condicionado Automotivo, desenvolvido por Verônica Alves Veloso, Willian Belincanta Ribeiro, Eduardo Pinto, Marcelo Vieira Santiago e Rodrigo Denizarte de Oliveira Polkowski, bolsistas do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da empresa. Eles realizaram pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de novos produtos utilizando o grafeno, um condutor, como matéria-prima.
Fonte Acorda Cidade