O cuidado e a valorização com a saúde mental foram os temas abordados no encerramento da XVI Semana da Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana (SMS) nesta terça-feira, 17, no auditório Dr. João Batista Cerqueira.

O evento fez parte da programação alusiva ao Dia da Enfermagem e do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio.

Discussões sobre gerenciamento em enfermagem, além de dinâmicas e momentos de relaxamento com sessão de massoterapia para os profissionais foram algumas das atividades.

A enfermeira e palestrante, Mariana Rios, orientou os profissionais práticas de acolhimento. “Acolher é um instrumento que conduz um atendimento humanizado, que busca compreender as necessidades e cria uma boa relação consigo mesmo, para assim poder acolher o próximo”.

A Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico convoca mais 260 comerciantes interessados em ocupar um dos boxes do Shopping Cidade das Compras.

Os interessados devem comparecer no entreposto comercial, das 08h às 15h, localizado na avenida Olímpio Vital, munidos de documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de endereço.

Esta é a quinta convocação da Prefeitura de Feira, cuja publicação consta no Diário Oficial Eletrônico nesta quarta-feira, 18.

O Shopping Cidade das Compras é administrado pela Concessionária Feira Popular.

A Prefeitura de Feira adquiriu 6.500 carteiras escolares (infantis e modelo universitário) que já estão sendo distribuídas na rede municipal de ensino. Além destas, mais 10 mil unidades estão em processo licitatório para atender solicitações das escolas.

Estão sendo distribuídas cinco mil carteiras do tipo universitária, com prancheta lateral ou frontal em resina verde, para as escolas com turmas de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Com mesa maior, estas carteiras facilitam o uso do Chromebooks pelos estudantes, permitindo maior comodidade.

Para as crianças da Educação Infantil foram adquiridos 500 conjuntos escolares do tipo trapézio – compostos por seis carteiras e mesas coloridas que encaixam e formam um hexágono.

Nas escolas recentemente municipalizadas foram enviadas e já estão em uso mil novas carteiras.

“Estamos adquirindo e distribuindo um mobiliário de qualidade para oferecer mais conforto aos nossos estudantes, outros materiais, como o kit do aluno, a farda e a mochila também serão distribuídos em breve”, destaca a secretária de Educação, Anaci Paim.

Em continuidade ao processo de modernização e inovações gerenciais que resultem na melhoria contínua dos padrões de eficiência da empresa, os Correios realizaram, ontem (26), em Brasília/DF, a posse de 11 novos superintendentes da Bahia, Brasília, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e Santa Catarina. O evento contou com a presença do presidente dos Correios, Floriano Peixoto, que foi acompanhado da Diretoria Executiva da empresa. 

Função de grande relevância para a execução da missão da estatal nos Estados, tanto em nível estratégico como operacional, os novos gestores seguem nos Correios Sede durante esta semana para receber todo o alinhamento da alta gestão e sincronizar as expectativas da empresa com a atuação esperada das superintendências estaduais. Na oportunidade, todos os 28 superintendentes estarão reunidos em Brasília para essa agenda institucional.

O processo de transição contempla ainda a transmissão de atribuições entre os superintendentes designados e seus antecessores – ocorrida por meio de relatório técnico, reuniões e visitas às instalações -, de forma a garantir a continuidade das atividades nas superintendências.

O presidente dos Correios, Floriano Peixoto, destacou a importância do ano de 2022 para o fortalecimento das superintendências nos Estados. Segundo o gestor, o estreito alinhamento entre a presidência, as diretorias e as representações regionais assegura a estabilidade e a coerência na gestão, o que repercute positivamente em todas as áreas da empresa e fortalece a sua credibilidade perante os clientes.

“À luz da estratégia corporativa, alcançamos níveis de maturidade e consciência institucional muito satisfatórios. Essa condição necessita ser estendida e capilarizada até as mais ramificadas unidades do sistema Correios. Ainda não atingimos o índice desejável de sintonia e por isso temos muito o que fortalecer nessa sinergia. É fundamental aos novos gestores o conhecimento desse diagnóstico e a preocupação em buscar esse alinhamento”, disse o presidente da estatal.

Simone Maria Barreto Oliveira Lourenço, a nova superintendente do órgão no estado, é graduada em Ciências Contábeis, pós-graduada em Logística empresarial e Terapeuta. É empregada de carreira dos Correios há 28 anos, período em que exerceu diversas funções gerenciais nas Superintendências Estaduais da Bahia, Brasília e Rio de Janeiro e mais recentemente na sede dos Correios em Brasília, com ampla atuação na área de operações.

Meritocracia – Promovida em conformidade com os normativos e os valores institucionais, a nomeação dos novos gestores ocorreu após a realização de um processo de recrutamento e seleção interna. O cadastro foi amplamente divulgado, bem como os requisitos, procedimentos/etapas da seleção e cronograma. A lista de candidatos aprovados resultou no Banco de Empregados Elegíveis à função de superintendente estadual. O aproveitamento do banco tem sido condicionada ao resultado da seleção e à necessidade da empresa.

Nesta semana, os novos superintendentes participam de reuniões com a Diretoria Executiva e representantes das subsidiárias – da Postal Saúde e do Postalis -, bem como cursos preparatórios, nos quais os novos titulares tomarão conhecimento dos documentos de governança.

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) deflagra na próxima segunda-feira (26) a operação fiscalizatória “Bem Me Quer 2022” para garantir harmonia no mercado de consumo durante as comemorações do Dia das Mães.

A operação terá duas fases e fiscalizará os fornecedores de produtos e serviços voltados às comemorações, assim como centros comerciais, lojas, shoppings centers e floriculturas.

O objetivo do órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) é garantir aos consumidores baianos mais proteção e segurança nas compras dos presentes e educar os fornecedores acerca de boas práticas, além de reprimir as práticas abusivas.

Os fornecedores autuados responderão a processos administrativos na esfera do órgão e poderão ser multados em até R$ 6 milhões, de acordo com as regras estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). O CDC busca proteger os interesses dos consumidores, parte mais vulnerável das relações de consumo.

As denúncias ao órgão de proteção baiano poderão ser encaminhadas através do Aplicativo ‘PROCON BA MOBILE’ ou pelo e-mail denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br.

Fonte: Ascom/SJDHDS

A Semana Santa é uma celebração religiosa cristã que celebra a paixão, morte e a ressureição de Jesus Cristo, com isso católicos se organizam para celebrar essa data que é tão importante para os mesmos.

É comum os fiéis irem aos mercados e feiras livres em busca de ingredientes para o cardápio da Semana Santa, porém uma pesquisa realizada pelo Procon revelou que ocorreram reajustes no preço dos produtos, pois além dos componentes para o cardápio, o tão famoso ovo da páscoa não pode ser deixado de lado, e ele também sofreu ajustamento, onde o valor varia bastante de marca e peso.

Na busca realizada pelo Procon, os comerciantes falam sobre o aumento de vendas e revela alegria pela movimentação do comércio, mas ressalta que pode ocorrer um acréscimo em geral no preço dos produtos mais utilizados nessa época, em comparação ao ano passado. Portanto, pesquisar é a melhor forma de achar valores acessíveis para o orçamento de cada um. 

O prefeito Colbert Filho anunciou a liberação do uso das máscaras em qualquer ambiente ao ar livre a partir desta terça-feira, 29, em Feira de Santana. Contudo, o uso da proteção continua obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público, como salas de aula e locais de trabalho. A informação foi transmitida durante coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, 28.

“Apenas 32% da população feirense tomou a terceira dose, então a recomendação para aqueles que ainda não foram vacinados com a dose de reforço é procurar uma unidade de saúde para estar completamente imunizado”, afirma Colbert Filho.

A infectologista Melissa Falcão ressalta que a flexibilização poderia ter sido ampliada para qualquer ambiente, tanto aberto quanto fechado. No entanto, devido a baixa adesão à terceira dose não foi possível.

“Precisávamos que a população estivesse com a imunização completa com a dose de reforço. A intenção do município é fazer com que os casos graves zerem. Por isso, sempre pedimos para tomar a terceira dose”, pontuou.

A infectologista destacou ainda que “aquelas pessoas que tenham sintomas respiratórios devem continuar usando a máscara”. A medida vale também para quem convive ou trabalha com alguém que apresente sintomas respiratórios.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde 97% das pessoas tomaram a primeira dose; 81% a segunda dose e apenas 32% receberam a terceira dose, até o momento.

O secretário de Saúde, Marcelo Britto, destacou que é importante manter atualizada a caderneta de vacinação não apenas para a Covid. “Temos tantas outras vacinas, não podemos esquecer. As doenças continuam existindo e as pessoas esqueceram da vacinação, principalmente das crianças”.

A  Finlândia  é o “país mais feliz do mundo”, pelo quinto ano consecutivo, na classificação “World Happiness Report” (Relatório de Felicidade Mundial), no qual o Afeganistão aparece em último lugar.

O Brasil aparece na 39ª posição, o terceiro país latino-americano melhor colocado, atrás da Costa Rica (23ª) e do Uruguai (30º). No ano passado o Brasil ficou em 41º.

O “World Happiness Report” é um estudo financiado pela ONU que começou há 10 anos.

A Venezuela (108º) é o país latino-americano de pior posição, atrás inclusive do Iraque.

“Os três avanços mais importantes foram os da Sérvia, Bulgária e Romênia. Os retrocessos mais fortes aconteceram com Líbano, Venezuela e Afeganistão”, segundo o relatório.

A  Finlândia , com nota 7,82 em uma escala que vai até 10, supera Dinamarca, Islândia, Suíça e Holanda, países que completam o grupo de cinco mais felizes do mundo.

O relatório é baseado em pesquisas que questionam as pessoas sobre a sensação de felicidade e cruzam as informações com dados do PIB, níveis de liberdade individual ou de corrupção, entre outros dados.

“A lição obtida do relatório, nestes dez anos, é que a generosidade entre as pessoas e a honestidade dos governos são cruciais para o bem-estar”, afirmou Jeffrey Sachs, um dos coautores.

“Os líderes mundiais deveriam levar isto em consideração”, acrescentou.

A calúnia é uma afirmação contrária á verdade que prejudica pessoas e dá ocasião
a falsos juízos a seu respeito. Nunca é demais lembrar as sérias consequências que
podem advir de um comentário sobre a vida e o comportamento de uma pessoa. É
muito difícil reparar os males causados por uma difamação.

A CALÙNIA destrói a honra do próximo porque se espalha o que é negativo numa
pessoa lesando a virtude da justiça e da caridade. Nas conversas de rodinha, nos bares,
nos institutos de beleza, nas salas de costura, nas visitas familiares, com muita
facilidade se comenta e se passa adiante fatos que vem em prejuízo de pessoas
destruindo seu bom nome. Por isso, costuma-se afirmar: “A prima próxima da calúnia é
a fofoca”.

A DESTRUIÇÃO de pessoas se faz por palavras maldosas e por sigilos rompidos.
Quantas brigas familiares, quantos casais destruídos porque acessam o celular de outros,
espalhando segredos que são direito de cada pessoa! Destrói o outro para se auto-
afirmar. Ali entra o ciúme, o desejo de ter as pessoas para si e como não conseguem,
tentam destruí-las. É mais fácil pensar no pior dos outros do que o melhor.

AS REDES sociais, hoje, têm uma responsabilidade especial. A informação está a
serviço do bem comum. A sociedade tem direito a uma informação fundada na verdade,
na liberdade, na justiça e na solidariedade. O uso correto deste direito requer que a
comunicação seja, sempre verídica, completa, honesta e conveniente, isto é, que respeite
a pessoa humana. Por isso, é necessário que todos os membros da sociedade cumpram
os seus deveres de justiça e de verdade.
JESUS, previu que aconteceriam calúnias e anima as pessoas de fé com estas palavras:
“Felizes sereis, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia
contra vocês, por causa de mim. Fiquem alegres e contentes, porque será grande a
recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de
vocês”.(Mt 5,11-12).

PEDRO, na primeira carta, nos faz um forte apelo: “Tenham todos a mesma atitude:
sejam compassivos, cheios de amor fraterno, misericordiosos e de espírito humilde. Não
paguem o mal com o mal, nem o insulto com outro insulto; pelo contrário, abençoem,
porque para isso vocês foram chamados, isto é, para serem herdeiros da bênção”. (I Pd 3,8-9).

Fonte: Dom Itamar Vian, Arcebispo Eméito