O prefeito Colbert Martins Filho visitou a sede do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – , localizado na Avenida João Durval Carneiro, junto ao secretário de Agricultura, Pedro Américo, na manhã desta segunda-feira (19). O centro tem parceria com a Prefeitura de Feira de Santana e atua promovendo educação e capacitação aos produtores rurais.
Segundo o secretário Pedro Américo, a parceria firmada desde o ano passado, tem permitido novas conquistas no âmbito da qualificação profissional rural.
“É pretendido que dentro do Parque de Exposição seja construído um centro de excelência de nível superior com outra outra dimensão, para fazermos Feira entrar na rota do desenvolvimento rural através da qualificação profissional, do empreendedorismo e dos arranjos produtivos locais. Mas já estamos usando a estrutura existente do Senar para poder promover essas atividades aqui na nossa cidade. Essa parceria está alcançando a meta de 300 pessoas qualificadas em diversos cursos”, relata.
Produção de licor e cristalização de frutas são alguns dos cursos ofertados no centro. Ainda, o distrito de Jaguara recebeu a capacitação sobre “Cadeia Produtiva Leiteira”, com assessoria técnica voltada à população rural que cria gado e produz leite.
“Nesse processo, a secretaria trouxe um projeto chamado ‘Mais Pecuária Brasil’, a partir de uma parceria com o CONAFEA, em Brasília, e o SENAI. Os procedimentos envolveram a técnica de inseminação artificial para melhorar a qualidade do rebanho na zona rural e aumentar a produtividade”, pontua.
Por meio da parceria, também é disponibilizado um veículo que busca os agricultores e produtores na zona rural para realizar o processo de cadastramento, organização e articulação e participar das capacitações.