Cidades do norte da Bahia enfrentam transtornos por causa das fortes chuvas que atingiram a região durante o final de semana. Um intenso volume de água foi registrado, famílias foram desalojadas e houve alagamentos. Não há informações sobre feridos.
A situação afeta municípios como Irecê, Cansanção e Itiúba. Os municípios têm alertas de cor amarela, considerados perigosos, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em Irecê, de acordo com a Secretaria de Agricultura do município, foram contabilizados cerca de 300 milímetros em apenas seis dias, volume considerado bastante elevado para a região. O temporal causou alagamentos, estradas bloqueadas e uma comunidade está isolada.
A comunidade de Mocozeiro abriga cerca de 300 famílias. No local, a lama não permite a passagem de veículos. Na região de Lagoa Nova, uma vala foi improvisada para o escoamento da água.
No município de Cansanção também foram registrados alagamentos por causa das fortes chuvas. Algumas famílias dos bairros Cascavel e Tapera ficaram desalojadas após a água invadir casas.
De acordo com a prefeitura, as famílias foram encaminhadas para escolas do município. Em vídeos feitos por moradores, é possível ver residências tomadas por uma grande quantidade de água.
🛣️ Cratera na estrada
Em um trecho da BA-381, que liga os municípios de Cansanção e Itiúba, uma cratera foi aberta por causa do temporal que atinge a região.
Conforme a Secretaria de Infraestrutura da região, o local foi analisado e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada. Ainda segundo o órgão, é aguardado a redução do nível de água para a operação começar a ser realizada.
Chuva em Ubaíra
O município de Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá, entrou em estado de emergência por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade neste mês.
Segundo a Defesa Civil local, ruas ficaram alagadas, a água invadiu diversas residências e uma das estradas que dá acesso à zona rural ficou obstruída, mas já foi liberada.
De acordo com a TV Subaé, afiliada da TV Bahia na região, a prefeitura decidiu suspender o “Social Folia”, evento de carnaval que seria realizado no dia 8 de fevereiro.
Chuva em Feira de Santana
Em Feira de Santana, moradores da Rua Alfonso Celso, no bairro do Tomba, dizem que o nível da água chegou a quase um metro em algumas residências.
Na Rua Adriano da Silva, moradores perderam móveis e eletrodomésticos.
A Defesa Civil local disse que choveu 145 milímetros entre sexta (26) e sábado (27), índice considerado histórico para o município.
Chuvas na Bahia
Temporais atingiram diversos municípios do estado durante o mês de janeiro. Em Salvador foram registrados alagamentos e casas foram invadidas pela água. Em municípios do oeste da Bahia, prefeituras registraram mais de 600 desalojados.
Em Paulo Afonso, também no norte do estado, em pouco mais de duas horas, foram registrados 80 milímetros, volume considerado elevado, de acordo com Defesa Civil do município.
Em Quijingue, no nordeste da Bahia, moradores ficaram ilhados após fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias, segundo informações da prefeitura. Não há informações de feridos.
Em quatro dias, choveu mais de 300mm na região. O rio da cidade transbordou, as ruas ficaram alagadas e os principais acessos ao município foram afetados.
Fonte G1 Bahia