Um mutirão para realização de cirurgias de laqueadura, procedimento também conhecido como ligadura de trompas, será realizado no Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) no próximo mês. Essa será a grande novidade do movimento Outubro Rosa este ano, dentro das ações que serão promovidas pela Prefeitura, através da Fundação Hospitalar de Feira de Santana. A programação foi definida em reunião na diretoria da FHFS na manhã desta segunda-feira, 12.
A laqueadura é um método contraceptivo definitivo, que não altera o ciclo menstrual e nem causa alteração nos níveis hormonais femininos. O diretor do Hospital da Mulher, o médico obstetra Francisco Mota, observa que a oferta de cirurgias de laqueadura é algo inédito dentro da programação do Outubro Rosa.
“Vamos dar maior qualidade de vida a algumas mulheres e atender a demanda reprimida que aguarda na fila da regulação e que já faz acompanhamento no Programa de Planejamento Familiar”, salientou.
Para Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, a ampliação na oferta de serviços durante o Outubro Rosa será muito importante para alcançar um público ainda maior, fomentando o principal viés que é a prevenção ao câncer de mama.
“Queremos ampliar os serviços realizados durante a campanha e facilitar o acesso deste público alvo. Esperamos que as feirenses possam participar da campanha e fazer o agendamento”, pontuou.
A coordenadora do Centro de Prevenção ao Câncer (CMPC), Kênia Lasse, revela que além dos atendimentos e marcações de exames, serão ofertadas atividades de descontração e entretenimento para as mulheres.
“Esse ano faremos uma caminhada com apresentação de dança e palestras, além dos atendimentos de praxe, que são os exames preventivos, conhecido como Papanicolau, raio X, mamografia e consulta com o ginecologista”.