De janeiro até a tarde de ontem (19), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM) apreendeu 222 equipamentos sonoros e mais 22 paredões. A quantidade deste ano (somando os paredões) supera a registrada em todo o ano passado, quando 223 destes equipamentos foram apreendidos.

Vale destacar que, neste ano, outubro foi o mês que registrou o maior número de apreensões. Foram 33 até o momento. Neste período, o número de paredões também ultrapassa a marca com 18 – maio foram três e um em junho.

“A SEMMAM continua atuando de modo intensivo no combate à poluição sonora no município, tanto veicular quanto domiciliar, sendo que nos finais de semana e feriados as operações são mais intensas”, afirma o chefe de Fiscalização, Camilo Cerqueira, destacando que entre a quantidade de equipamentos sonoros recolhidos, menos de 15% foram devolvidos a seus respectivos donos, mediante o pagamento de multa.

O combate à poluição sonora no município é uma ação conjunta com outros órgãos de fiscalização, como Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). Denúncias podem ser feitas através do Fala Feira 156 ou pelos telefones 153 (Guarda Municipal) e o 190 (Polícia Militar).

É considerado abuso o volume do som acima de 70 decibéis, de dia, e de 60 decibéis, à noite, conforme a Lei Complementar nº 041/09.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *