O comerciante há mais de cinco anos e morador do distrito de Maria Quitéria (São José), em Feira de Santana, Ivandson Silva, faz parte há mais de dois anos da Comissão do São João de Maria Quitéria que tem o objetivo de levar pautas sobre o evento para os gestores públicos.
Conforme Ivandson há dois assuntos que precisam ser revistos com atenção, um deles refere-se a grade de atrações e o outro ao horário de encerramento da festa junina.
Cabe lembrarmos que a prefeitura de Feira de Santana anunciou nesta segunda-feira (15), que o São João no distrito de São José e Tiquaruçu acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de junho. Enquanto o São Pedro está previsto para os dias 29 e 30 nos distritos de Humildes, Bonfim de Feira e Jaíba.
“Estamos na pauta do São João, é algo que já discutimos na sexta-feira com o secretário de cultura Jairinho, e no sábado cedi espaço no meu comércio para que o deputado Zé Neto fizesse parte de uma reunião com a gente com o vereador Sílvio Dias, representando a Câmara de Vereadores e veio conversar com a gente para discutirmos o que pode ser trazido para agregar ao São João, assim como o governo estadual agregou a Micareta de Feira”, disse.
Conversando com o secretário Jairo, na sexta-feira (12), Ivandson disse que um dos assuntos abordados na reunião foi sobre a grade de atrações que segundo ele está há muito tempo defasada.
“Fomos buscar informações, porque outras prefeituras já haviam anunciado e nós estávamos a ‘ver navios’, não tinha sido dito nada pela prefeitura. Foi discutido também a questão do horário, que no distrito de Maria Quitéria o horário dos festejos juninos ficou reduzido, sendo que em outras cidades menores a festa se estende até o amanhecer, ou seja, tem mais tempo para o pequeno produtor e barraqueiro vender o seu produto. E discutimos também a questão das datas, os dias de festas foram reduzidos. No ano passado nós aceitamos ter um São João antecipado, a prefeitura abordou que tinha toda aquela turbulência com atrações, de estrutura e tudo mais, e acabou fazendo uma São João que não agradou muita gente, e fez dois dias. Neste ano corremos atrás e o secretário conseguiu agregar mais um dia. Ficou três dias agora e até as datas já foram anunciadas e agora estamos indo atrás de melhorias das atrações”, comentou.
Grade de atrações x Definição de horários
A prefeitura de Feira de Santana se comprometeu, segundo Ivandson, a colocar cinco atrações locais e uma atração de peso por noite no distrito de Maria Quitéria.
“Sabemos que merecemos mais e foi por isso que buscamos o apoio do deputado Zé Neto para poder junto ao governo do estado trabalhar para melhorar a grade de atrações no distrito de Maria Quitéria, vamos ter uma próxima reunião esta semana, e também teremos uma reunião com ele e o comandante da Polícia Militar, que ficou de ser definida para melhorarmos essa questão do banco de horas que a Polícia Militar permanecerá, pois esse é um dos fatores primordiais para que a festa se estenda até mais tarde. A Polícia Militar tem aquela restrição com o horário e foi passado para gente que era por isso que a nossa festa não se estendia como antigamente. Só que a gente não entende porque em distritos e povoados menores a festa se estende por mais tempo e a gente com esse porte de estrutura e qualidade de público a nossa festa é reduzida, então estamos brigando com isso também para que possa ser melhorado o nosso horário”, relatou.
O representante da Comissão contou que a expectativa para a festa neste ano é levar a cultura e valorizar o pequeno agricultor.
“Já tivemos atrações aqui como Calcinha Preta, Mastruz com Leite, Victor e Leo, atrações que trouxera um público com mais de 55 mil pessoas, questionamos também o secretário que falou, em entrevista ao Acorda Cidade, que São José não comportava muita coisa em termos de estrutura, e a gente deixou ressaltado com ele que São José comporta sim, comportou antes quando não tinha estrutura para poder trazer. A gente só tinha uma via de entrada e uma via de saída, hoje temos uma via dupla de entrada, uma BR toda duplicada de acesso ao nosso distrito e temos saídas para cinco locais diferentes para o público e é isso que estamos buscando para o nosso distrito”, destacou.
Ao Acorda Cidade, Ivandson relatou que após as próximas reuniões com o secretário Jairo e o deputado Zé Neto terá mais detalhes sobre as melhorias em termos de horários e em relação a grade de atrações.
“A gente vai com Jairinho que vai falar sobre as pautas expostas na última reunião que tivemos com ele. E também estamos aguardando o deputado Zé Neto para nos dizer o horário que vamos a Secretaria de Cultura, do estado, e no Comando de Polícia Militar para poder buscar melhorias em relação ao horário e também para realocar bandas para o município”, concluiu.
Fonte Acorda Cidade