Nos dias 30 e 31 de março será realizada a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Feira de Santana. Desta forma, em todos os territórios onde estão instalados os 16 CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), distribuídos em bairros e distritos do município, está acontecendo as pré-conferências para que sejam discutidas junto à comunidade propostas para serem implantadas em atenção à criança e ao adolescente.
Nesta quinta-feira (9) é a vez das comunidades de Humildes, Lagoa Grande, Tiquaruçu e do conjunto George Américo se reunirem acerca do assunto. O tema da Pré-Conferência é: “Situação dos direitos humanos da criança e do adolescente em tempos de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia da política de proteção integral com respeito a diversidade”.
O presidente do Conselho, Caique Barreto, considera satisfatória a participação popular nas Pré-Conferência. “Esse é um momento importante para ouvir as necessidades de pais e crianças, buscando assegurar direitos a eles garantidos. As demandas apresentadas em cada um dos 16 territórios serão levadas para a conferência municipal que acontece no final deste mês, na Fundação Senhor dos Passos”, afirma.
Caique acrescenta que toda a população está tendo a oportunidade em participar das pré-conferências – estão acontecendo em escolas e associações. “O objetivo é fortalecer toda a rede que luta pelos direitos da criança e do adolescente”.
PROGRAMAÇÃO
Os próximos encontros ocorrem nesta sexta-feira, 10, no CRAS Fraternidade e da Pampalona, às 9h, e no CRAS São José, às 14h. As comunidades do Aviário, Jardim Acácia, Queimadinha, Jussara, Mangabeira, além da Conceição, Baraúnas, Feira IX e Rua Nova já foram ouvidas.