Desenvolver habilidades e melhorar a dificuldade de linguagem e socialização
As crianças acompanhadas pelo Centro de Referência Municipal da Pessoa Autista Dr. Ildes Ferreira de Oliveira (CER – TEA) terão acesso à iniciação musical. O projeto “Música para olhar do lado de dentro”, apresentado às famílias na sexta-feira 16, será destinado para crianças entre 3 e 6 anos – idade que demonstram maior sensibilidade ao som.
O projeto será desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). As aulas vão ocorrer uma vez por semana.
“O objetivo é proporcionar um melhor desenvolvimento para as crianças com transtorno neurossensorial através dos métodos ativos da educação musical”, afirma a coordenadora do CER-TEA, Lucinea Aragão.
Após a iniciação musical, as crianças terão acesso aos instrumentos conforme a necessidade e habilidade de cada uma delas. “Através da música podemos desenvolver habilidades, melhorar a dificuldade de linguagem e socialização”, destaca.
O projeto será desenvolvido em algumas etapas, sendo elas: produção de sons e construção de fontes sonoras diversas; percepção auditiva; coordenação motora e estimulação neurossensorial.