Dois homens foram baleados em frente ao Mercado Modelo, ponto turístico localizado no Centro Histórico de Salvador, durante uma tentativa de assalto, nesta terça-feira (24).
De acordo com informações apuradas pela equipe de reportagem da TV Bahia, um homem armado reagiu ao assalto e baleou o suspeito. Na confusão, um funcionário da galeria do Mercado Modelo foi baleado com um tiro de raspão e uma bombeira civil caiu e ficou ferida.
Segundo a Polícia Militar, o suspeito tentou assaltar um casal, quando foi abordado por um homem armado. Os dois entraram em luta corporal e o suspeito foi baleado com tiros na perna e barriga.
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os dois homens e a bombeira foram socorridos e encaminhados para unidades de saúde. Não há detalhes sobre o estado de saúde deles.
Por causa do ocorrido, a galeria do Mercado Modelo teve o funcionamento suspenso e as atividades só irão retornar na quinta-feira (26).
Por meio de nota, a Polícia Militar informou que foi acionada para a ocorrência. As circunstâncias do ocorrido serão apuradas pela Polícia Civil e o policiamento foi intensificado na localidade.
Mercado Modelo
Inaugurada em 1912, a estrutura do Mercado Modelo foi construída pela necessidade de um centro de abastecimento na região da Cidade Baixa.
O mercado foi erguido entre o antigo prédio da Alfândega e o Largo da Conceição. Na época, as mercadorias chegavam de barco, dos saveiros, e eram levadas da rampa do mercado para a parte interna, para serem negociadas.
Desde a sua construção, o Mercado Modelo passou por cinco grandes incêndios e foi revitalizado algumas vezes. Uma delas em 2015, quando foi pichado por vândalos. Em março de 2020, o centro foi fechado por causa da pandemia. Ele só voltou a ser reaberto em julho.
Em maio de 2021, um edital para obras de requalificação foi aberto pela prefeitura de Salvador. Atualmente, o local funciona como atração turística para venda de artesanato, produtos típicos da Bahia, além de bares e restaurantes.
Em dezembro de 2023, as obras de restauração do Mercado Modelo foram concluídas e o espaço, reconhecido como um dos principais cartões-postais de Salvador, tem rampas de acessibilidade e elevador.
O subsolo do equipamento, situado no bairro do Comércio, também foi requalificado para receber exposições culturais.
As mudanças visaram proporcionar mais conforto e segurança aos comerciantes e visitantes, sem perder as características originais do prédio histórico, tombado há cinco décadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Fonte G1 Bahia