Na manhã desta segunda-feira (19), o prefeito Colbert Martins Filho empossou os membros do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa que atuarão durante o biênio 2024/2026. A cerimônia aconteceu no Paço Municipal Maria Quitéria.
Na ocasião, Jaqueline Fontoura Jatobá foi eleita presidente e Sandra Peggy Araújo vice-presidente do Conselho. O órgão é composto por representantes do Governo Municipal e seis segmentos da sociedade civil organizada que atuam na defesa, atendimento, promoção e proteção da pessoa idosa.
Importância do trabalho do Conselho
O prefeito Colbert Martins Filho destacou a importância do trabalho do Conselho no controle social do Fundo Municipal e na formulação de políticas públicas para a população idosa.
“O Brasil caminha para ser um país majoritariamente de pessoas acima dos 50 anos nos próximos 10 anos. Portanto, é fundamental entendermos essa nova realidade e prepararmos as cidades para atender às necessidades dessa população”, salientou o prefeito.
Mobilização de recursos
O secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, ressaltou que qualquer pessoa física ou jurídica que declara imposto de renda pode destinar o valor da dedução ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
“Esses recursos são essenciais para a implementação de políticas públicas que garantam a qualidade de vida da população idosa, como a adaptação da infraestrutura urbana e a promoção de atividades de lazer e bem-estar”, disse o secretário.