O Ministério da Educação (MEC) confirmou que vão ser oferecidas 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), agora em 2025. Significa poder estudar em faculdades particulares sem precisar pagar a mensalidade cheia agora.
O Fies oferece financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas aderentes ao programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Serão abertar 67.301 vagas, no primeiro semestre, e 44.867 vagas, no segundo. O MEC, na mesma resolução, antecipa a oferta de vagas para o Fies para os anos de 2026 e 2027 com números semelhantes.
Como conseguir
Para solicitar o financiamento, o estudante deve ter participado do Enem (a partir de 2010), com média igual ou maior do que 450 pontos, e nota maior ou igual a 400 na redação. Há, ainda, o critério da renda familiar mensal, que tem que ser de até 3 salários mínimos por pessoa – o financiamento será a taxa real zero de juros.
Para se inscrever no processo seletivo do Fies, o interessado deve acessar o sistema de inscrição do Fies em fies.mec.gov.br, clique em “Minha Inscrição” e em seguida em “Fazer Cadastro”.
Em seguida, será direcionado para a página do gov.br onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas.
Pagamento futuro
Durante o curso, o estudante financiado deve pagar mensalmente, o valor da coparticipação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiada, diretamente ao agente financeiro.
Após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira.
Na prática, significa que a parcela da amortização será variável de acordo com a renda e nos casos de o estudante não ter renda, será devido apenas o pagamento mínimo.
Desde 2018, segundo o MEC, o Fies possibilita juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
Fies Social
O Fies Social reserva 50% das vagas a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
A nova modalidade permite financiamento de até 100% dos encargos educacionais, além de reservar cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
No primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes migraram do Fies para o Fies Social, segundo a Agência Brasil.
A educação transforma!
Pelo Fies, serão 67.301 vagas, no primeiro semestre, e 44.867 vagas, no segundo. Foto: Agência Brasil