Uma foliona foi agredida por integrantes do tradicional bloco “As Muquiranas”, em um trecho do Circuito Osmar (Campo Grande), durante o carnaval de Salvador. Em um vídeo, é possível ver que a vítima é atingida por jatos de água e é empurrada várias vezes.
As imagens foram feitas na terça-feira (21), último dia de desfile de blocos na festa, pela equipe de reportagem de um portal de Salvador. É possível identificar que a mulher não consegue sair de uma grande roda criada pelos foliões até a chegada de agentes da Guarda Civil Municipal.
Em seguida, a vítima é acolhida pelos agentes e um dos homens até tenta apontar a mulher como agressora. A situação de assédio viralizou nas redes sociais e muitas pessoas pediram para que o bloco tome uma providência.
Uma das reclamações foi feita pela deputada estadual Olívia Santana (PCdoB).
“Olha o desespero dessa mulher, cercada pelos homens do bloco “As Muquiranas”. Isso não é uma brincadeira . É assédio, desrespeito, agressão e não deve ser tolerado pelo poder público. Não fosse a interferência da Guarda Civil o que aconteceria?”, questionou.
A parlamentar também disse que os homens que aparecem no vídeo mostram que o desrespeito às mulheres na folia é “ilimitado”.
“São homens que se “fantasiam de mulher” no carnaval. E mostram que o desrespeito às mulheres é ilimitado. Os assediadores e o bloco precisam ser responsabilizado!”.
Em nota, o bloco “As Muquiranas” informou que é contra a qualquer tipo de violência, preconceito e assédio. Repudiou também qualquer tipo de atitude que evidencie essas práticas e prometeu providências.
“As Muquiranas” é um dos principais e mais importantes blocos do Carnaval de Salvador. Criado em 1965, ele é o primeiro de travestidos na história da maior festa popular do planeta.
Formado apenas por homens, o grupo se destaca pela criatividade das fantasias que, a cada ano, gera expectativa no público. Em 2023, o tema foi “Barbies – As Douras da Alegria” e o bloco homenageou os profissionais da saúde, que lutaram contra a Covid-19.
As Muquiranas desfilaram todos os dias no Circuito Osmar. No sábado (18), estrearam com a banda Pagod’art, na segunda-feira (20), foram comandadas pela banda Psirico, e na terça (21), foram animadas pelo Parangolé.
Fonte G1 Bahia