A chuva que atinge Salvador, na manhã desta terça-feira (9), causa transtornos e deixa diversos pontos de alagamentos na cidade. A Ladeira da Montanha, um dos principais acessos entre as regiões das cidades alta e baixa foi interditada por causa do risco de deslizamento de pedras.
Em vídeos feitos por moradores de diversos pontos da capital baiana, é possível identificar vias alagadas e a força da água nas regiões.
De acordo com a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), até o momento, há registros de alagamentos na Avenida Régis Pacheco, no bairro do Uruguai, no Largo da Calçada e na região do Caminho de Areia. Outro local que registrou ruas alagadas foi a tradicional Feira de São Joaquim.
Também foi registrado a queda de uma árvore na Avenida Anita Garibaldi. Ninguém ficou ferido.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que a chuva siga na capital baiana até sábado (13), quando também há expectativa da presença de trovoadas.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu alerta, nesta terça, para o risco de deslizamentos de terra e alagamentos na cidade. Segundo o órgão, a expectativa é de que as chuvas que atingem a cidade desde o início do dia permaneçam nas próximas horas.
Dados da Codesal apontam que até as 9h08, os maiores acumulados de chuvas desta terça foram registrados nos bairros da Liberdade, Calçada, Lapinha, Bom Juá e Federação. As localidades atingiram 55,2 mm, 42,8 mm e 34,8mm, 17,6 mm e 17,1 mm de índice pluviométrico, respectivamente, nas última seis horas.
No mesmo período, a Codesal registrou 35 ocorrências relacionadas às chuvas até 10h na capital baiana, entre elas:
- Deslizamentos de terra nas regiões do subúrbio e Pau da Lima;
- Desabamento de muro na região de Itapuã;
- Nove ameaças de desabamento nas regiões de Itapuã, Cidade Baixa, Barra, Pau da Lima e Valéria;
- Quinze ameaças de deslizamento nos bairros do subúrbio, Cajazeiras, Itapuã, Barra, Cabula, Pau da Lima e Liberdade.
Fonte G1 Bahia