A belíssima e histórica foto de Gabriel Medina durante as Olimpíadas de 2024 conquistou o ‘Oscar’ da fotografia esportiva. O registro foi clicado por Jerome Brouillet, durante as classificatórias do surfe no Taiti e correu o mundo.
Na cena, Medina aparece flutuando e ergue o dedo indicador após surfar uma das melhores ondas de competição. Fotaça!
O concurso reuniu mais de 13 mil imagens, enviadas por mais de 2 mil fotógrafos de 96 países. Jerome ficou na primeira posição do World Sports Photography Awards, com a foto “Golden Moment” (Momento de Ouro). Nas redes, o fotógrafo campeão agradeceu: “Estou sem palavras. Parabéns a todos os fotógrafos!”.
O número 1
Um dos grandes destaques de Paris 2024 a foto de Jerome, com Medina comemorando a onda surfada, estampou capas de inúmeros jornais no mundo inteiro.
Não é por menos. Com um clique, Jerome conseguiu captar a essência dos Jogos Olímpicos: superação, talento e paixão.
Segundo o Instagram oficial da premiação, a decisão de escolher apenas uma em meio a tantas fotos, foi difícil: “O talento, como sempre, foi surpreendente, então foi uma decisão difícil escolher nossas 10 imagens para cada categoria, bem como nossas 3 melhores no geral.”
Outros ganhadores
O segundo lugar ficou com Petr Slavi, que capturou a cena “Heaven” (Paraíso) em um esquiador aparece em meio a nuvens.
Já Anton Anestiev, terceira posição, ganhou com a foto “Zebra Crossing” (Travessia de Zebras), que mostra duas zebras cruzando uma estrada em meio a uma competição de automobilismo.
Além dos três primeiros, o World Sports Photography Awards também premiou fotógrafos em categorias como Atletismo, Tênis, Esportes de Inverno e Artes Marciais.
Foram distribuídas medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas.
Zebra Crossing, de Anton Anestiev, fechou o TOP 3. – Foto: Anton Anestiev
A foto Heaven ficou com a segunda posição no concurso. – Foto: Petr Slavi