No próximo sábado, 25 de novembro, é celebrado o Dia do Doador Voluntário de Sangue, data que foi estabelecida através do Decreto nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco.
A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempo do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.
Com a campanha “Solidariedade não tem preço”, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue para agradecer aos voluntários pelo ato solidário.
Em todo o estado da Bahia, a programação teve início ontem (20) e seguirá até o próximo sábado (25), com várias atividades nas unidades de coleta.
A reportagem do Acorda Cidade conversou com Marcia Almeida, assistente social da Hemoba – Feira de Santana. Segundo ela, vários doadores já se fizeram presentes no primeiro dia de campanha.
“Nossa semana iniciou na segunda-feira, dia 20, a gente já teve um número expressivo de doadores, então a gente está tendo uma adesão durante toda a semana de vários candidatos, de vários parceiros. A gente tem igrejas, universidades, organizações sociais e da sociedade civil”, informou.
Critérios
Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.
Horário
De acordo com Marcia Almeida, o atendimento na unidade de Feira de Santana, localizada na Avenida Presidente Dutra, em frente à TV Subaé, é de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h
De forma excepcional, no sábado, dia 25 de novembro, o funcionamento será das 8h as 16h.
Fonte Acorda Cidade