A Micareta de Feira só começa oficialmente na próxima quinta (20), mas o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) já definiu um plano emergencial para atender todos os foliões que precisarem de intervenção médica.
Em entrevista ao Programa Acorda Cidade na manhã desta segunda-feira (17), a diretora geral do HGCA, Cristiana França, explicou como estão os preparativos.
“Graças a Deus os preparativos estão caminhando do jeito que foram planejados. Nós estamos com uma equipe totalmente mobilizada e aguardando só o momento de começarmos com a nossa tarefa de atendimento aos pacientes. Estamos não somente com um aumento de equipe, mas também de logística, porque da semana passada para cá, já fizemos várias modificações na emergência do Clériston, tudo isso para que fique melhor a viabilidade do atendimento aos pacientes, então além da equipe médica, a estrutura física foi modificada. Um outro detalhe, é que aumentamos a equipe de bucomaxilo, porque sabemos que os traumas são crescentes nestes eventos, isso acontece muito no Carnaval e entendemos que este tipo de agravo é muito constante e por isso aumentamos a equipe especializada”, explicou.
De acordo com a diretora, todas as cirurgias eletivas foram suspensas nesse período da Micareta e um ‘Plano de Múltiplas Vidas’ já foi entregue ao Ministério Público.
“A partir de hoje nós estaremos suspendendo todas as cirurgias eletivas, entendendo que agora o momento, é estar com a atenção voltada para a Micareta. Nós entregamos ao Ministério Público um plano de múltiplas vidas, mas claro, esperamos que isso não aconteça, porém estamos preparados para qualquer eventualidade, como por exemplo, exigir da gente a transferência em massa de pacientes. Outra informação que eu posso destacar aqui, é que vamos utilizar neste ano o ‘Sistema SOM’, que é o Sistema de Ocorrências Médicas, estaremos informando aos órgãos competentes sobre todas as ocorrências médicas que estarão chegando ao Clériston que vieram do circuito da festa. É um sistema que já foi utilizado no Carnaval de Salvador e pela primeira vez estaremos trazendo este sistema aqui para Feira com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado”, finalizou.
Fonte Acorda Cidade