Está sendo comum encontrar diversos cabos caídos dos postes, seja no centro da cidade ou nos bairros de Feira de Santana.
Em alguns casos, são ações provocadas por vândalos que roubam os cabos para vender o cobre.
A reportagem do Acorda Cidade percorreu alguns pontos do município e constatou o fato, como na Rua Voluntários da Pátria, também conhecida como Ladeira do Najé.
A comerciante Adenir de Oliveira Silva disse que câmeras de segurança flagraram as ações dos vândalos. Segundo ela, o caso aconteceu no início do mês, mas até o momento, nada foi feito para retirar o material.
“Tudo isso aí foi provocado por furtos, aconteceu duas e pouca da manhã do dia 3 de julho. Acredito que isso se torne um perigo para todos nós, até porque está bem próximo do chão. Um morador aqui tem uma câmera e registrou o momento que eles começam a puxar os cabos. São três, dois começam a puxar e depois aparece mais um já segurando um carro de mão”, contou.
A mesma situação acontece no bairro Sobradinho, próximo à feirinha. Também comerciante, Claudionor de Jesus comentou dos riscos que podem provocar para a população.
“Isso é um grande perigo, traz um transtorno terrível para quem mora aqui na região. Pode passar alguém, até mesmo uma criança com o pedaço de ferro na mão e encostar no cabo. Este é um problema que eles precisam tomar alguma providência, porque pode ter aqui um acidente qualquer hora, ainda mais que fica bem próximo da feirinha aqui do Sobradinho e dia de domingo tem muita gente”, disse.
Carolina Emília Costa faz caminhada todos os dias pelo local. Ao Acorda Cidade ela destacou o perigo que os cabos podem provocar em dias de chuva.
“Feira de Santana está destruída, não só com relação às ruas, mas também essa fiação que fica nos postes, isso é um absurdo. Muita gente faz caminhada assim como eu por aqui, e se em dias de sol já é um perigo, imagine com chuva? É capaz de uma pessoa morrer eletrocutada, porque é um verdadeiro descaso”, pontuou.
O Acorda Cidade conversou com o gerente de operações da Neoenergia Coelba, Valdemir Araújo. A empresa é a responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado da Bahia.
Segundo Valdemir, a primeira recomendação ao encontrar cabos caídos de postes, é acionar a equipe da Coelba.
“O primeiro caminho, é que o cliente possa nos acionar. Então toda vez que foi visualizado cabos caídos ou expostos nas ruas, é orientado que esta pessoa faça contato com o 116, informar e relatar a situação, para que nossas equipes capacitadas possam fazer a devida intervenção. O principal perigo é o choque elétrico ao ter contato com estes materiais, por isso que a recomendação, é acionar a Coelba, e em nenhuma hipótese se aproximar ou tocar, fazer qualquer tipo de manuseio com as mãos, nem com outro objeto”, afirmou.
Com relação aos cabos de telefonia e de internet, o gerente de operações informou que estes materiais são de responsabilidade das operadoras.
“A manutenção dos fios de telefonia e de internet, é de responsabilidade das operadoras que são proprietárias destes cabos. A atuação da Neoenergia Coelba tem como objetivo mitigar os riscos causados por proporções irregulares que não cumprem requisitos técnicos e formativos do setor. Existem situações em que as redes de telefonia são possíveis de remoção, porque por exemplo, a empresa atua clandestinamente sem autorização das distribuidoras e sem seguir os padrões técnicos de segurança que são exigidos, e quando a operadora que possui contato com a distribuidora não realiza a devida manutenção, deixando os cabos em risco à população”, declarou.
Fonte Acorda Cidade